universitários procurando cursos gratuitos com certificado para horas complementares

55 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares

Precisando de cursos gratuitos com certificado para horas complementares?! Então, você chegou ao lugar certo!

Se você é aluno de Graduação sabe que uma de suas “obrigações contratuais” com a faculdade é realizar um determinado número de horas complementares (ACCs) com atividades extras que sejam relacionadas ao seu curso.

Elas foram instituídas pelo MEC e sem a comprovação de que elas foram cumpridas, não será possível se formar e colar grau, mesmo após ter concluído toda a grade curricular.

A maioria dos alunos, no entanto, demora a entender a importância das horas complementares para a sua formação, uma vez que as próprias instituições não oferecem muitas explicações a respeito do assunto e sobre a forma como elas devem ser obtidas.

Neste artigo, vamos entender melhor porque as horas complementares exercem um papel educacional fundamental e que tipos de atividades podem ser realizadas já desde o primeiro semestre.

Além disso, você vai saber por que os cursos gratuitos com certificado para horas complementares estão entre as melhores opções para cumprir a carga de atividades complementares exigida, servindo como uma importante fonte de conhecimento técnico e comportamental que, efetivamente, agrega valor à vida do graduando.

 

O que são horas complementares e qual é a sua importância?

Horas complementares, oficialmente chamadas de Atividades Curriculares Complementares (ACCs), são atividades extras exigidas pelos cursos acadêmicos.

O objetivo é fazer com que os alunos possam expandir seus conhecimentos em relação ao segmento em que pretendem trabalhar futuramente, indo além do que é oferecido apenas pelas disciplinas curriculares.

Dessa forma, as horas complementares são uma oportunidade valiosa de ter contato com pessoas que já atuam na área, entender melhor como é o dia a dia da profissão, desenvolver novas competências e habilidades, e, até mesmo, enriquecer a bagagem cultural.

Tudo isso é muito importante, tendo em vista que o graduando está atravessando uma fase intensa e produtiva de aprendizado. 

Existem várias maneiras de conseguir as horas complementares. Entre as principais, se destacam:

  • Realização de estágios
  • Participação em palestras, seminários, congressos, monitorias e outros eventos do setor.
  • Visitas supervisionadas a locais de trabalho que sejam de interesse do futuro profissional.
  • Realização de cursos gratuitos com certificado para horas complementares.

 

 

Por que os cursos online gratuitos com certificado são ótimos para cumprir horas complementares?

Os cursos online gratuitos trazem uma série de vantagens para o estudante que precisa cumprir a carga horária de horas complementares.

Confira os principais benefícios:

 

1. Ótimo custo-benefício

O estudante tem acesso a conteúdos de qualidade sem precisar colocar a mão no bolso. Terá apenas que pagar uma pequena taxa para ter o certificado de conclusão, que será utilizado para comprovar as horas complementares junto à faculdade.

 

2. Flexibilidade de horários

Os cursos gratuitos para horas complementares são 100% online, o que permite ao aluno determinar quando deseja estudar e em que local, bastando para isso ter acesso à internet.

 

3. Aluno determina o ritmo de estudos

Participar de cursos online gratuitos permite ao estudante determinar em que ritmo deseja estudar, adequando as aulas remotas a seus horários de atividades diárias. Por exemplo, um curso com carga horária de 40 horas-aula pode ser concluído em uma semana ou em um mês, dependendo da disponibilidade de assistir aos conteúdos.

 

4. Mais peso no currículo

Por serem amplamente aceitos pelo mercado de trabalho, esses cursos, também conhecidos como cursos livres são uma excelente oportunidade de fortalecer o currículo do aluno e futuro profissional, demonstrando que adquiriu competências técnicas e comportamentais que vão além do que é oferecido pela Graduação.

 

Conheça ótimas opções do Realizzare para cursos online e gratuitos com certificado para horas complementares

O Realizzare Cursos oferece cursos online grátis com certificado que podem ser utilizados na comprovação da realização das suas horas complementares.

Após concluir o aprendizado e ser aprovado na prova final de avaliação, o aluno pode solicitar sua certificação digital de conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa (R$39,70) utilizada na manutenção da plataforma. Conheça a seguir alguns de nossos cursos gratuitos com certificado para horas complementares!

Ah! Para deixar tudo mais organizado, separamos os cursos por área, mas fique à vontade para explorar o texto até encontrar o curso ideal para você! 😉

Quer uma visão geral rápida e visual? Confira nosso infográfico e se inscreva para já começar a estudar! Se preferir uma descrição detalhada e acesso aos links dos cursos, siga a leitura.

principais cursos gratuitos com certificado para horas complementares

 

INFORMÁTICA

 

1. Curso Online Grátis Introdução a Banco de Dados (40 horas-aula)

Entender o funcionamento e saber operacionalizar a estrutura e as diferentes funcionalidades desse tipo de sistema são algumas das atribuições de um profissional que ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

O banco de dados é essencial para o crescimento das empresas, por isso, profissionais de TI especializados na ferramenta têm grandes chances de desenvolver uma carreira de sucesso. 

 

2. Curso Online Grátis Segurança Cibernética (30 horas-aula)

O segmento de TI que cuida da segurança das informações contra ciberataques (aqueles que ocorrem por meio da internet) é um dos que mais cresce e se desenvolve nas empresas, devido à sua importância estratégica.

O nosso curso online gratuito oferece os conceitos iniciais relacionados à Segurança Cibernética para que o aluno possa se especializar posteriormente.

 

3. Curso Online Grátis WordPress (10 horas-aula)

Não é novidade dizer que o WordPress é uma ferramenta que chegou para revolucionar a Tecnologia da Informação e mostrar que a informática é um tema acessível a todos.

Ele possibilita a criação de websites, bem como, a edição e inserção de conteúdos, sem a necessidade de utilizar códigos de programação. Em linhas gerais, isso simplifica o desenvolvimento e gerenciamento de sites, blogs e lojas virtuais.

A ferramenta é tão popular que, de acordo com a W3Techs (dados de 2022), o WordPress é usado em 43% de todos os websites.

Portanto, este curso gratuito com certificado para horas complementares é uma excelente opção para quem quer se qualificar ou atualizar o conhecimento sobre o tema.

 

4. Curso Online Grátis de Python (100 horas-aula)

Se você é estudante de ciência da computação e áreas afins, com nosso Curso Gratuito de Python, você vai aprender a criar soluções práticas e eficientes por meio dessa linguagem versátil e poderosa. 

Além de garantir horas complementares, você vai ter uma formação completa e ganhar habilidades valiosas para o mercado de programação.

Assista o vídeo para saber mais sobre o Curso de Python:

 

5. Curso Online Grátis Loja Virtual no WooCommerce (30 horas-aula)

Com esse curso gratuito você vai desvendar o passo a passo do comércio eletrônico e dominar a criação e gestão de lojas virtuais de sucesso.

É uma excelente opção para você que tem intenção de atuar com criação de sites e ecommerce.

 

6. Curso Online Grátis Elementor – Criação de site profissional (40 horas-aula)

Estudantes de design gráfico e áreas relacionadas podem aprimorar suas habilidades com o Curso Gratuito de Elementor. 

Aprenda a criar sites profissionais de maneira simples e dinâmica, e desenvolva habilidades que são bem requisitadas no mercado.

 

7. Curso Online Grátis de Linguagem Java (40 horas-aula)

Para aspirantes a desenvolvedores de software, o Curso Gratuito de Linguagem Java oferece uma introdução abrangente a essa linguagem amplamente utilizada. Adquira o certificado deste curso online gratuito para enriquecer suas horas complementares.

 

EDUCAÇÃO

 

8. Curso Online Grátis Educação Especial (50 horas-aula) 

Os conteúdos abrangem as práticas pedagógicas dirigidas a alunos com necessidades especiais, tendo sempre como principal objetivo a inclusão e pleno desenvolvimento desses indivíduos.

 

9. Curso Online Grátis Alfabetização e Letramento (80 horas-aula) 

Um dos cursos gratuitos com certificado para horas complementares mais procurados é o de Alfabetização e Letramento. O objetivo do curso é apresentar técnicas que tornem mais fácil o aprendizado das letras, sílabas, fonemas e grafemas (alfabetização), e o domínio das palavras e sua compreensão quando utilizadas em textos de todos os tipos (letramento).

Veja uma prévia do conteúdo do nosso curso:

 

10. Curso Online Grátis Construindo a Escola Inclusiva (25 horas-aula)

A abordagem e o estudo deste tema são cada vez mais necessários entre alunos de cursos acadêmicos das áreas de Educação e Pedagogia.

Vivemos um momento em que, em benefício de toda a sociedade, os educadores defendem a necessidade de construir ambientes e metodologias que respeitem as diferenças entre todos os alunos, bem como as suas deficiências, a fim de permitir que possam explorar plenamente as suas potencialidades.

 

11. Curso Online Grátis ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (50 horas-aula)

Estudantes de educação e até mesmo de Direito, podem explorar os direitos e deveres da infância e adolescência com o nosso Curso ECA. 

Com ele, você vai adquirir um entendimento sólido sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente para posteriormente aplicar em seu dia a dia profissional.

 

12. Curso Online Grátis: o  Lúdico na Construção do Conhecimento (20 horas-aula)

Professores em formação e pedagogos podem aprofundar seu conhecimento sobre a aplicação do lúdico na educação. Veja aqui neste curso como utilizar abordagens criativas na construção do conhecimento e entendimento das crianças.

 

13. Curso Online Grátis Ensino da Cultura Afro-Brasileira (35 horas-aula)  

Se você busca enriquecer sua formação como futuro educador com um foco na diversidade cultural, o Curso Online Grátis sobre Ensino da Cultura Afro Brasileira é ideal. 

É um curso exclusivo do Realizzare e com ele você vai se aprofundar em toda história afro-brasileira e em sua influência na sociedade atual.

Se você busca repertório cultural, este curso é para você!

 

SAÚDE

 

14. Curso Online Grátis Doenças Tropicais Negligenciadas (40 horas-aula)

Neste curso para horas complementares você vai aprender sobre as principais Doenças Tropicais Negligenciadas causadas por bactérias, vírus, protozoários e helmintos e vai se aprofundar na epidemiologia, quadro clínico, profilaxia e no diagnóstico de cada doença.

O material é extremamente relevante para qualquer profissional da área da saúde, uma vez que são agentes no combate das doenças tropicais.

 

15. Curso Online Grátis Farmacologia Clínica (20 horas-aula)

Na área da saúde, um dos cursos gratuitos com certificado para horas complementares que mais se destaca é o de farmacologia clínica.

 A teoria e a prática do uso racional de medicamentos é a base dos estudos realizados em Farmacologia Clínica, visando à saúde e o bem-estar do paciente.

O curso traz conceitos relacionados à composição e propriedades físico-químicas dos medicamentos, toxicologia, efeitos bioquímicos e fisiológicos, entre outros aspectos.

 

16. Curso Online Grátis Farmacovigilância (30 horas-aula)

A ciência que está por trás da identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos relacionados ao uso de medicamentos é o foco principal deste curso.

Os estudantes de Farmácia podem começar a ter o primeiro contato com esses conceitos, permitindo que aprofundem com mais facilidade o conhecimento ao longo do curso acadêmico.

 

17. Curso Online Grátis Planejando o Cardápio Familiar (40 horas-aula)

Acadêmicos de Nutrição encontram aqui um conteúdo que interrelacionam questões essencialmente técnicas da profissão com aspectos comportamentais que transformam as refeições em família em um elemento extremamente positivo e necessário para a boa alimentação em termos nutricionais.

 

18. Alimentação Saudável e Restrições Alimentares (50 horas-aula)

Desenvolvido pela VidaVeg – food tech que é referência no mercado de alimentos de base vegetal – o curso contempla dois e-books incríveis e uma vídeo aula completa sobre o futuro da alimentação no país. 

O material é perfeito não só para cumprir suas horas complementares em nutrição, mas também para enriquecer o seu currículo e a sua carreira na área!

 

19. Curso Online Grátis de Biossegurança em Odontologia (40 horas-aula)

Não é novidade dizer que a Biossegurança na Odontologia deve ser um dos principais focos na gestão de um consultório odontológico.

O estudo do tema é fundamental para que o profissional da área seja capaz de garantir a segurança de seus pacientes, colaboradores e, claro, a sua própria.

 

20.Curso Online Grátis de Introdução à Psicopatologia Descritiva (40 horas-aula)

Estudantes de Psicologia podem aproveitar o Curso Gratuito de Introdução à Psicopatologia Descritiva para compreender melhor os distúrbios mentais. 

Enquanto você explora esse campo crucial em sala de aula, em nosso curso para horas complementares você pode reforçar o conteúdo.

 

21.  Curso Online Grátis Redes de Atenção à Saúde (20 horas-aula)

Aprofunde seu entendimento sobre as complexas Redes de Atenção à Saúde com este curso ideal para estudantes da área da saúde, administração e disciplinas relacionadas.

Você vai explorar os fundamentos das redes de atenção à saúde, compreenderá os diferentes níveis de atendimento, analisará desafios e oportunidades, e aprenderá sobre a gestão e coordenação eficazes dessas redes. 

Com este curso para horas complementares você vai ampliar seu conhecimento e estará preparado para contribuir de maneira mais informada e impactante para o sistema de saúde.

 

22. Curso Online Grátis Bolha de Respiração Individual Controlada (BRIC) (25 horas-aulas)

Explore o equipamento que foi uma inovação brasileira para o manejo de pacientes com COVID-19. 

Projetado para profissionais da saúde e estudantes de fisioterapia, este curso abrange o manuseio da BRIC, incluindo indicações, contra indicações, práticas adequadas e estudos clínicos, capacitando você a aplicar essa tecnologia com confiança e eficácia. 

Após a conclusão, os estudantes estarão preparados para empregar a BRIC conforme as diretrizes durante seu período de estágio e aprendizado, elevando o padrão de cuidados oferecidos aos pacientes.

 

ADMINISTRAÇÃO E MARKETING

 

23. Curso Online Grátis Administração de Marketing (25 horas-aula)

Ideal para quem estuda Administração e pretende se especializar ou conhecer mais sobre a área de marketing digital. 

O curso aborda os principais conceitos relacionados ao tema e ensina desde o planejamento até a execução e gestão das estratégias de marketing digital.

 

24. Curso Online Grátis Consultor de Negócios (100 horas-aula)

Neste curso você vai aprender desde o que é e o que faz um consultor de negócios até os passos mais importantes para prestar consultorias de sucesso. O curso foi desenvolvido por Nino Carvalho – um dos pioneiros e mais respeitados consultores de Marketing do Brasil e de Portugal. 

Veja a seguir uma prévia do que você vai aprender neste curso:

 

25. Curso Online Grátis Estratégias de Comercialização (20 horas-aula) 

Apresenta as técnicas de diagnóstico da empresa e de seus produtos, a fim de posicioná-los corretamente no mercado e, assim, alcançar os melhores resultados em termos comerciais e financeiros.

Com esse curso você vai aprender estratégias além da sala de aula.

 

 26. Curso Online Grátis Logística e Cadeia de Suprimentos (60 horas-aula)

Aprofunde seus conhecimentos em logística e gestão da cadeia de suprimentos. Este curso é perfeito para estudantes e profissionais que desejam compreender os princípios fundamentais por trás da eficiência operacional, da coordenação de fluxos de materiais e da otimização de processos em diversas indústrias. 

Explore conceitos-chave, estratégias de coordenação e práticas recomendadas, capacitando-se para impulsionar a logística e o gerenciamento da cadeia de suprimentos em sua carreira administrativa.

 

DIREITO

 

27. Curso Online Grátis Introdução aos Direitos Humanos (40 horas-aula)

Os direitos humanos são direitos intrínsecos a todos os seres humanos, independentemente da sua raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.

O conhecimento do tema é indispensável para estudantes de direito, por isso, é um dos cursos para horas complementares que merece destaque!

 

28. Curso Online Grátis Direito Penal Aplicado ao Funcionalismo Público (35 horas-aula)

O Código Penal brasileiro apresenta, entre os seus diversos dispositivos, um título especialmente dedicado aos chamados “Crimes contra a Administração Pública”. Neste curso você vai aprender tudo que precisa saber sobre o assunto!

 

29. Curso Online Grátis Comunicação e Oratória (60 horas-aula)

Desenvolva habilidades importantes de comunicação e oratória. É uma oportunidade excepcional para estudantes e profissionais aprimorarem sua expressão verbal e não-verbal, tornando-se comunicadores confiantes.

Você vai aprender técnicas de apresentação, dominar o controle da linguagem corporal e conquistar a capacidade de transmitir ideias de maneira clara e envolvente. 

É extremamente recomendado para estudantes de direito que precisam trabalhar com argumentações e negociações em tribunais durante a carreira jurídica.

 

30. Curso Online Grátis de Introdução ao Direito Tributário (40 horas-aula)

Este curso é ideal para estudantes do direito, e até mesmo da área contábil que desejam compreender os princípios fundamentais do sistema tributário. 

Explore os conceitos-chave, como tipos de impostos, obrigações fiscais e jurisdição tributária, capacitando-se a interpretar e aplicar as leis fiscais de maneira informada. 

Este curso foi desenvolvido por uma especialista e oferece uma introdução abrangente ao direito tributário, fornecendo as bases necessárias para tomar decisões conscientes e atuar de forma eficaz em questões fiscais.

É uma forma de se preparar também para o mercado, enquanto garante horas complementares com certificado em direito.

 

31. Curso Online Grátis a Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann (20 horas-aula)

Explore as complexidades da Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann. É uma oportunidade única para estudantes e entusiastas das ciências sociais aprofundarem sua compreensão sobre o pensamento sistêmico. ⁣

Veja os conceitos-chave, como diferenciação funcional e comunicação e oferece uma introdução abrangente à teoria dos sistemas, proporcionando uma perspectiva valiosa para compreender as dinâmicas sociais e organizacionais em um mundo interconectado.⁣

 

CONTABILIDADE E FINANÇAS

 

32. Curso Online Grátis Análise de Demonstrações Financeiras (20 horas-aula)

Se você atua no setor financeiro já deve saber que as Demonstrações Financeiras são exigidas por lei.

De maneira resumida, são documentos que devem ser produzidos pelas empresas e registram o conjunto de atividades relacionadas às finanças da organização em um determinado período.

O curso gratuito é uma excelente oportunidade para que o aluno domine o assunto, bem como, conquiste suas horas complementares.

 

33. Curso Online Grátis Escrita Fiscal (60 horas-aula)

Este curso é o mais procurado por estudantes da área financeira e contábil que estão em busca de horas complementares grátis.

A Escrita Fiscal, portanto, pode ser entendida como o registro formal e padronizado de uma ocorrência que vai afetar financeiramente a companhia.

 

34. Curso Online Grátis Excel Macros VBA (80 horas-aula)

Essa é mais uma opção de cursos gratuitos com certificado para horas complementares na área financeira.

Neste material você vai aprender a usar o Excel de maneira avançada, conhecendo recursos para agilizar a sua rotina.

 

35. Curso Online Grátis Licitações e Contratos (70 horas-aula)

E para fechar a lista de cursos na área contábil e financeira, este curso é essencial para estudantes e profissionais que desejam compreender mais sobre os processos licitatórios e da elaboração de contratos. 

Explore os princípios fundamentais das licitações públicas, os diferentes tipos de contratos e as regulamentações vigentes e agregue mais conhecimento em sua formação.

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

36. Curso Online Grátis Departamento Pessoal (60 horas-aula)

Não é novidade dizer que o Departamento Pessoal é uma das áreas operacionais mais importantes no organograma de Recursos Humanos das empresas.

Por isso, neste curso gratuito para horas complementares você vai aprender de que forma os diferentes processos são realizados, expondo os respectivos procedimentos em seus aspectos legais.

 

37. Curso Online Grátis Comunicação Empresarial (35 horas-aula) 

Aborda a importância que a comunicação possui para a empresa em relação ao seu posicionamento de mercado, bem como os processos que utiliza para se relacionar com seu público externo (clientes, fornecedores, imprensa etc.) e interno (funcionários).

 

38. Curso Online Grátis de Excel Básico (80 horas aula)

É perfeito para estudantes que estão começando o curso e desejam aprender sobre as funcionalidades fundamentais do Microsoft Excel. Explore desde a criação de planilhas e fórmulas básicas até a formatação de dados e a geração de gráficos simples. 

Capacite-se a organizar informações de maneira eficiente, realizar cálculos precisos e apresentar dados de maneira visualmente impactante. 

 

ENGENHARIAS

 

39. Curso Online Grátis Gerenciamento de Resíduos Sólidos (50 horas-aula)

Ainda não encontrou o curso para horas complementares grátis com certificado que você gostaria?! Então, este curso pode ser uma excelente opção!

O gerenciamento de resíduos sólidos é um conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, durante a coleta, transporte e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos. 

O estudo do tema é fundamental para que você saiba como colocar em prática medidas para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos.

O curso foi desenvolvido em parceria com o canal Valor Ambiental, criado com o objetivo de transmitir de forma simples e didática, assuntos relacionados ao meio ambiente.

 

40. Curso Online Grátis Programação e Controle de Obras (80 horas-aula)

O objetivo deste curso gratuito para horas complementares é preparar você para gerenciar projetos, obras e processos globais (projeto + obra) de diferentes dimensões, seja você um profissional experiente ou estudante da área da construção civil.

 

41. Curso Online Grátis Mecânica Automotiva Básica (60 horas-aula)

Faz engenharia mecânica? Conhecer (ou atualizar o seu conhecimento) sobre como funciona um carro é fundamental. Por isso, se você está em busca de cursos gratuitos com certificado para horas complementares esta é a nossa indicação para você!

 

42. Curso Online Grátis Segurança do Trabalho (40 horas-aula)

A segurança do trabalho é mais um item que faz parte da rotina de um futuro(a) engenheiro(a). Afinal, ela é indispensável para que o profissional saiba como prezar pela própria segurança, bem como, dos demais trabalhadores da obra.

 

43. Curso Online Grátis Circuitos Elétricos (60 horas-aula)

Conheça os princípios fundamentais dos circuitos elétricos, compreenda os componentes, leis de Ohm e análise de circuitos. 

Este curso é indicado para estudantes de engenharia elétrica e cursos afins, pois com ele você vai desenvolver uma base sólida para lidar com questões elétricas em diversas áreas e fortalecer suas habilidades acadêmicas.

 

44. Curso Online Grátis Resistência dos Materiais (90 horas-aula)

Aprofunde sua compreensão na resistência dos materiais. Enriqueça suas horas complementares explorando conceitos-chave, como análise de tensão e propriedades mecânicas. Domine a capacidade de avaliar comportamento estrutural de materiais, beneficiando sua formação em engenharia.

 

LINGUAGENS

 

45. Curso Online Grátis Literatura Africana e Afro-brasileira nas Escolas (20 horas-aula)⁣

Este curso é voltado para estudantes da área de educação e linguagens que desejam se aprofundar e incorporar em sua formação a literatura africana e afro-brasileira.

O curso aborda a importância da representatividade na educação e como a literatura pode ser uma ferramenta para promover a diversidade cultural.

E pode ser um complemento ao Curso Online Grátis Ensino da Cultura Afro-Brasileira.

 

46. Curso Online Grátis Letramento Literário na Escola (20 horas-aula)⁣

Este curso tem como objetivo capacitar estudantes que querem se tornar professores e educadores para atuarem no letramento literário escolar.

Apresenta as principais teorias sobre o tema e as atividades práticas para serem realizadas em sala de aula na educação infantil.

 

47. Curso Online Grátis Psicogênese da Língua Escrita (30 horas-aula)⁣

Aborda os principais conceitos da psicogênese da língua escrita, que estuda o processo de aquisição da escrita pelas crianças. 

O curso é ideal para estudantes universitários da área de pedagogia que desejam compreender melhor esse processo e auxiliar seus futuros alunos na aquisição dessa etapa.

 

48. Curso Online Grátis Libras Básico (50 horas-aula)⁣

É uma excelente oportunidade para estudantes que desejam aprimorar suas habilidades de comunicação inclusiva com a comunidade surda.

O conhecimento básico em Libras é fundamental para uma prática pedagógica efetiva, que valoriza a diversidade e promove a igualdade de oportunidades de aprendizado para todos os alunos. 

 

49. Curso Online Grátis Leitura Dinâmica (25 horas-aula)

Neste curso gratuito para horas complementares, você aprenderá mecanismos de leitura, conhecerá os diferentes tipos de leitores, métodos de estudos, técnicas para acelerar a leitura em provas, além de vários exercícios para treinamento e fixação.

O principal objetivo do curso é converter nosso aluno em um leitor eficiente para que possa aproveitar esse conhecimento tanto na sua vida pessoal quanto profissional.

 

MEIO AMBIENTE

 

50. Curso Online Grátis Desenvolvimento Sustentável (80 horas-aula)

Se você ainda não encontrou um curso gratuito para horas complementares, que tal este?

Uma temática em alta que aborda os principais conceitos de desenvolvimento sustentável, apresentando estratégias para a construção de um mundo mais responsável e consciente das práticas ambientais.

 

51. Curso Online Grátis Direito Ambiental (40 horas-aula)

Apresenta os principais conceitos do direito ambiental, aborda a legislação ambiental brasileira e internacional, bem como os principais desafios enfrentados na área. 

O curso é voltado para estudantes de áreas relacionadas ao direito e meio ambiente.

 

52. Curso Online Grátis Introdução à Agronomia (80 horas-aula)

Ideal para estudantes de agronomia e áreas relacionadas. Durante o curso, o aluno terá uma visão geral sobre o setor agropecuário, aprenderá sobre as técnicas de produção agrícola, melhoramento genético de plantas, manejo de solos, entre outros temas relevantes. 

Além de aprender práticas sobre como conciliar a agronomia e o cuidado ao meio ambiente.

Ao final, o aluno estará mais capacitado para lidar com os desafios e oportunidades da área agronômica.

 

53. Curso Online Grátis Ecoturismo em Áreas Protegidas (20 horas-aula)

Este curso para horas complementares grátis com certificado aborda os principais conceitos do ecoturismo e apresenta estratégias para o desenvolvimento do turismo em áreas protegidas, como parques nacionais e reservas ambientais. 

O curso é voltado para estudantes de turismo, bem como para estudantes da área ambiental que tem vontade de trabalhar com unidades de conservação.

 

54. Curso Online Grátis Licenciamento Ambiental (60 horas-aula)

O Curso Gratuito de Licenciamento Ambiental oferece uma oportunidade abrangente para explorar esse importante tema. Abrange teoria e prática e capacita os alunos a compreenderem o processo de licenciamento ambiental em detalhes, incluindo suas etapas, regulamentações e procedimentos. 

Ao matricular-se você terá acesso a um guia completo que abrange temas essenciais, como as principais leis de regulamentação, as atividades econômicas que requerem licenciamento, as fases do licenciamento, estudos ambientais e muito mais, tudo apresentado de forma clara e direta.

O guia também foi desenvolvido em parceria com o canal Valor Ambiental.

Aproveite essa oportunidade para aprofundar seu conhecimento, garantir suas horas complementares e ainda se preparar para atuar no campo do licenciamento ambiental.

 

55. Curso Online Grátis Gerenciamento de Áreas Contaminadas (30 horas-aula)

E para fecharmos a lista com os cursos gratuitos para horas complementares com certificado, temos o Curso de Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Uma chance valiosa para você compreender, do início ao fim, a importância, regulamentação e procedimentos envolvidos no gerenciamento dessas áreas.

Através de um guia dinâmico e simplificado, também elaborado pelo canal Valor Ambiental, você aprenderá a identificar, avaliar e gerenciar essas áreas.

E ainda, a utilizar técnicas e ferramentas para soluções ambientais, com foco nas diretrizes estaduais de São Paulo e na Resolução CONAMA nº 420. 

 

⁣⁣Cursos gratuitos com certificado para horas complementares é no Realizzare!

Estes são apenas alguns dos conteúdos disponíveis na nossa plataforma, temos mais de 130 cursos online gratuitos à sua disposição!

Você pode conhecer todas as nossas opções de cursos gratuitos para horas complementares e escolher aquele com o qual você mais se identifique.

Afinal, proporcionar conhecimento é uma das missões do Realizzare Cursos!

Leia também: Como estudar EAD? 5 dicas para se organizar melhor! 

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada…

Ler mais »

estudante de cursos rápidos grátis

10 opções de cursos rápidos e gratuitos para você fazer!

Se você é estudante, profissional atuante no mercado ou se está em busca de novos aprendizados, este é o momento ideal para você se atualizar, profissionalizar e se qualificar com nossos cursos rápidos e gratuitos.  Aproveite aquele tempinho livre que…

Ler mais »

Rolar para cima