atividades de alfabetização

12 dicas incríveis para montar atividades de alfabetização

Se você está em busca de dicas para montar atividades de alfabetização, este texto é para você!

O processo de alfabetização é um dos pilares fundamentais para a formação e desenvolvimento intelectual e de cidadania para qualquer pessoa.

Ao se alfabetizar, a criança adquire as habilidades de reconhecer e operar as letras e os números, desenvolve a capacidade de leitura e, gradativamente, passa a compreender e a escrever textos.

É a partir da alfabetização, e posteriormente do letramento, que os pequenos alunos conquistam as ferramentas indispensáveis para que possam interpretar, criticar, resignificar e produzir conhecimento.

Dessa forma, o aprendizado da leitura e da escrita funciona como base para a formação e o desenvolvimento intelectual da criança como aluno e futuro cidadão.

Neste conteúdo, vamos apresentar algumas dicas para montar atividades de alfabetização que facilitam o processo de aprendizado das letras por parte dos pequenos e que fazem com que a vontade de ler e adquirir novos conhecimentos os acompanhem por toda a vida, não apenas durante a idade escolar.

 

O que é alfabetização e letramento e qual é a importância?

Alfabetizar e letrar podem parecer sinônimos num primeiro momento, mas são processos distintos, embora complementares.

O objetivo da alfabetização é apresentar as crianças às letras, fazendo com que relacionem o som de cada uma delas (fonema) com a sua represent0ação gráfica (grafema).

Gradativamente, os pequenos alunos aprendem a construir as sílabas e as palavras, até dominarem o sistema de leitura e escrita.

O letramento, por sua vez, é construído por meio do incentivo à leitura. Ao longo desse processo, as crianças são estimuladas a enfrentar o desafio de ler e desenvolver a compreensão lógica do que estão lendo, seja em livros infantis, quadrinhos ou qualquer outra forma de texto escrito com que tenham contato.

Dessa forma, desenvolvem a capacidade de assimilar a linguagem e, principalmente, compreender e interpretar o conteúdo apresentado.

Portanto, ao entender as diferenças entre alfabetização e letramento, fica fácil perceber que uma pessoa alfabetizada pode não ser letrada, uma vez que não possui o hábito de ler e, assim, não responde adequadamente às demandas sociais relativas à escrita e à leitura.

 

Atividades de alfabetização que fazem a diferença

Ensinar as crianças a ler e a escrever é um grande desafio para os professores, repleto de responsabilidades. É importante que o profissional possa montar atividades de alfabetização em sala de aula que sejam efetivas e, ao mesmo tempo, despertem a atenção dos pequenos.

O sucesso do processo de alfabetização depende muito da forma como é planejado, que deve ser feito de maneira a trazer significado aos alunos.

Por essa razão, utilizar materiais coloridos em atividades lúdicas e apresentar situações reais em que a leitura e a escrita são necessárias têm o poder de atrair o interesse dos pequenos, fazendo com que o aprendizado seja fluido e divertido.

Conheça algumas opções de como montar atividades de alfabetização que podem ser realizadas em paralelo aos métodos tradicionais de ensino e que fazem toda a diferença!

 

1) Pré-escola

Veja alguns exemplos das primeiras atividades de alfabetização para crianças em idade pré-escolar: 

 

a) Começa com que letra?

O jogo tem o objetivo de apresentar as letras do alfabeto. O professor utiliza imagens de objetos e animais para que as crianças digam com que letra começa.

atividade de alfabetização

Além de utilizar a estratégia para montar atividades de alfabetização, você também pode criar cartazes para auxiliar os alunos na fixação das letras. Por exemplo, imprima em uma folha A4 a palavra MACACO com a letra M destacada e a imagem do macaco. Em seguida, faça o mesmo para todas as outras letras do alfabeto e fixe os cartazes na sala de aula.

O material servirá de referência para muitas outras atividades e ajudará os alunos no aprendizado das letras.

 

b) Descreva o personagem

Os alunos escolhem uma letra e tentam achar características para o personagem com ela. Exemplos: Carlos careca; pato com penas; Maria médica etc.

 

c) Caixa de letras

Cartões com letras são colocados numa caixa. Os pequenos sorteiam os cartões e têm que dizer uma palavra que começa com aquela letra.

 

2) Fase pré-silábica

As crianças começam a fazer representações gráficas das letras por meio de desenhos e rabiscos, quando ainda não associam os sons com as letras escritas.

 

a) Nome do aluno

A criança tem muito interesse no seu nome e logo quer saber como ele é escrito. Associar cada letra ao som emitido, formando as sílabas, é um grande exercício visando a alfabetização.

Para ajudá-los no aprendizado, muitos professores utilizam as fichas de alfabetização. Nelas, o aluno imita a letra usada como referência para escrever o próprio nome, o nome da escola e da professora.

ficha de alfabetização

ficha de alfabetização

 

b) Bingo de letras

O aluno sorteia uma letra da caixa. Dá o nome da letra e imita o seu som. Em seguida, pensa em uma palavra que começa com aquele som.

atividade de alfabetização bingo de letras

 

Para as crianças que já sabem escrever, vejo só esse exemplo de atividade de alfabetização que utiliza bingo de palavras.

 

atividade de alfabetização bingo de letras

 

c) Nome e objeto

A ideia é fazer duas listas, uma com figuras e outra com os nomes dos objetos. Nessa fase, eles ainda são pequenos para fazer a relação correta. No entanto, colocar os correspondentes lado a lado e ler em voz alta ajuda os pequenos a começar a relacionar os sons com a grafia das letras.

 

d) Alfabeto Móvel

Outra atividade de alfabetização que não pode faltar é o alfabeto móvel.

Para colocá-lo em prática, cada aluno deve receber folhas com várias letras, como no exemplo abaixo.

 

exemplo de atividade de alfabetização    atividade de alfabetização - alfabeto móvel

 

As letras devem ser recortadas e plastificadas, formando o alfabeto móvel.

Ele pode ser usado em diferentes atividades, mas a ideia principal é que o aluno use o alfabeto recortado para formar palavras.

Um bom exemplo de atividade de alfabetização com esse tipo de material é deixar os alunos com todas as letras recortas e embaralhadas em cima de suas mesas.

O professor deve escolher palavras e os alunos devem usar o alfabeto móvel para formá-las.

Para os alunos menores, o professor pode escolher uma palavra e juntamente entregar a imagem dela para o aluno.

Ao fim desta atividade de alfabetização, o alfabeto móvel deve ser guardado em um envelope para ser usado em outros momentos.

 

3) Fase silábica

Nessa etapa do aprendizado, a criança já tem uma maior capacidade de reconhecer os fonemas, conseguindo traduzir os sons para a linguagem escrita.

a) Jogo da memória sonoro

O professor escreve diversas sílabas em pedaços de cartolina e espalha sobre a mesa. Após dizer uma palavra, as crianças devem encontrar as sílabas que a formam e colocá-las na ordem correta.

 

b) Misturando as letras

Uma atividade de alfabetização que pode ser feita em sala de aula e também em casa pelos pais. A ideia é mostrar como as letras juntas produzem os sons das sílabas e das palavras. Peça para a criança juntar duas letras que ela conhece e dizer qual é aquele som. Depois de algumas rodadas, avance na atividade, formando sílabas com três letras e algumas palavras mais simples.

 

4) Introduzindo a leitura

Atividades de leitura são fundamentais para consolidar o processo de alfabetização das crianças que já conhecem as letras e sabem como identificar as sílabas que formam as palavras.

a) Encontre a palavra

O objetivo é que as crianças encontrem palavras “escondidas” em uma página de jornal ou revista, de preferência um anúncio que tenha algumas frases e uma imagem. O professor ou os pais dizem a palavra misteriosa e o pequeno procura no material onde ela se encontra.

Você também pode optar pelo caça-palavras mais tradicional, como no exemplo abaixo.

atividade de alfabetização caça-palavra

 

b) Leitura em conjunto

Uma ótima maneira de estimular a leitura nas crianças é começar lendo junto com elas. Escolha um livro da literatura infantil, de preferência com textos curtos e letras grandes, e leia junto com ela. Aponte para algumas palavras, peça para ela ler em voz alta e, depois, encontrar outra palavra que comece com aquela letra.

Se ela já estiver numa etapa mais avançada, incentive-a a ler o texto sozinha em voz alta, ajudando nas palavras que tiver dificuldade. Ao final, peça para ela dizer o que compreendeu do texto lido com as suas próprias palavras.

Para te ajudar, separamos algumas dicas de leitura que podem contribuir para o desenvolvimento da criança, são elas: Até as princesas soltam pum, Sapo Comilão, O Monstro que Adorava Ler, A casa sonolenta e O Coelhinho Insone.

Para fechar a atividade, você pode pedir para a criança desenhar a parte favorita da história ou fazer alguma atividade de arte relacionada a leitura.

Por exemplo, depois da leitura do Livro A Ararinha do Bico Torto, desenvolvemos a seguinte atividade:

ideia de arte

 

c) Grupo ortográfico

Para auxiliar os alunos a solucionar dúvidas relacionadas a grupos ortográficos, você pode trabalhar com um grupo ortográfico por semana (ou no intervalo de tempo que desejar).

Para isso, distribua para a turma um pedaço de papel com os grupos que serão trabalhados naquele período.

Explique a diferença entre os sons e aplique variados tipos de atividades de alfabetização com o grupo, por exemplo, peça para que os alunos façam a separação de sílabas, para que eles passem as palavras para o plural, masculino e feminino e escolham palavras para formar frases.

atividade de alfabetização grupo ortográfico

 

Aprofunde seus conhecimentos na área de Educação com os cursos do Realizzare!

Gostou das dicas de atividades de alfabetização?! O Realizzare Cursos está comprometido com o seu sucesso,  por isso, além de dicas incríveis, a plataforma também oferece diversos cursos online e gratuitos na área da Educação para que professores, profissionais da área de Pedagogia e estudantes de cursos acadêmicos possam aprofundar seus conhecimentos.

Os cursos livres online do Realizzare, elaborados por educadores com ampla experiência de mercado, são gratuitos para matrícula e acompanhamento do conteúdo.

Ao final, o estudante pode solicitar seu certificado de conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão, utilizada para a manutenção da plataforma.

A certificação pode ser utilizada para enriquecer o currículo e como comprovação do conhecimento adquirido, além de poder ser usada para horas complementares, qualificação profissional, prova para concurso, prova de títulos e muito mais.

Quer dar um passo adiante na sua carreira de educador? Então, conheça os cursos gratuitos disponíveis na plataforma e escolha o que mais combina com você!

Em especial, vale a pena conhecer o Curso Online Grátis de Alfabetização e Letramento. Faça a sua matrícula e saia na frente!

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada…

Ler mais »

estudante de cursos rápidos grátis

10 opções de cursos rápidos e gratuitos para você fazer!

Se você é estudante, profissional atuante no mercado ou se está em busca de novos aprendizados, este é o momento ideal para você se atualizar, profissionalizar e se qualificar com nossos cursos rápidos e gratuitos.  Aproveite aquele tempinho livre que…

Ler mais »

universitários procurando cursos gratuitos com certificado para horas complementares

55 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares

Precisando de cursos gratuitos com certificado para horas complementares?! Então, você chegou ao lugar certo! Se você é aluno de Graduação sabe que uma de suas “obrigações contratuais” com a faculdade é realizar um determinado número de horas complementares (ACCs)…

Ler mais »

Rolar para cima