entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Mas quais habilidades para um currículo devem ser destacadas? 

Neste artigo, vamos apresentar as 6 habilidades mais procuradas pelos empregadores e fornecer estratégias para evidenciar elas em seu documento ou na entrevista de emprego. 

Além disso, também separamos várias opções de cursos online e gratuitos com emissão de certificado opcional para você realizar e começar a desenvolver essas habilidades e assim transformá-las em competências.

Acompanhe a leitura para aprimorar o seu currículo e melhorar as suas chances de sucesso!

 

⁣Qual a importância das habilidades no currículo?

Quando se trata de criar um currículo, muitas vezes há um foco excessivo em listar apenas as suas experiências de trabalho e educação. Embora esses aspectos sejam importantes, eles não fornecem uma imagem completa de suas qualificações e capacidades. É nesse momento que entram as habilidades.⁣

As habilidades são os talentos e competências que você adquiriu ao longo da sua vida, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Elas podem incluir habilidades técnicas, como a capacidade de usar ferramentas e softwares específicos, e habilidades como comunicação, liderança e pensamento crítico.⁣

Hoje em dia, os empregadores estão buscando mais do que simplesmente uma lista de cargos anteriores em um currículo – eles querem candidatos com habilidades específicas que possam trazer valor para sua empresa.⁣ E ter habilidades relevantes no currículo é uma maneira eficaz de demonstrar que você possui as competências necessárias para executar uma determinada tarefa. 

Inclusive, uma pesquisa realizada pela Catho em 2019 indicou que 30% dos recrutadores eliminam currículo em até 10 segundos, fazendo uma analise focada em pontos específicos.

Por isso, se você possui habilidades que são procuradas em sua área de trabalho, isso pode ser um grande diferencial e aumentar suas chances de ser contratado. ⁣Além disso, pode ser uma maneira de se manter atualizado de acordo com as tendências.

As habilidades no currículo também podem ser um fator importante na hora de buscar um aumento de salário ou uma promoção dentro da empresa. Se você possui habilidades que agregam valor ao negócio, pode ser mais fácil argumentar por uma remuneração melhor ou uma mudança para uma posição de liderança.

 

As 6 habilidades no currículo mais buscadas

Listamos as 6 principais habilidades no currículo que você precisa desenvolver para se destacar, dicas de como colocar as habilidades no currículo e opções de cursos online e gratuitos para realizar. Confira a seguir!

1 – Habilidade de comunicação⁣

As habilidades de comunicação são essenciais para qualquer carreira. Os empregadores procuram profissionais que possam se comunicar claramente com clientes, colegas de trabalho e superiores. Habilidades como ser capaz de falar em público, escrever de forma clara e eficaz, ouvir atentamente e transmitir informações de forma concisa são algumas das habilidades para um currículo mais valorizadas.⁣

Um exemplo de como você poderia destacar suas habilidades de comunicação, pode ser através de uma situação em que você precisou liderar uma equipe e se comunicar com os membros para atingir um objetivo comum.

E, para essa habilidade, o curso ideal para você é o Curso Online Grátis de Comunicação Empresarial

 

2 – Habilidade de trabalho em equipe

A capacidade de trabalhar em equipe é uma das habilidades para currículo mais valorizadas pelos empregadores. Os empregadores querem contratar pessoas que possam colaborar com outras para atingir objetivos comuns. A habilidade de trabalhar em equipe envolve ser capaz de ouvir, ser respeitoso, confiável e contribuir de forma positiva para o trabalho em conjunto.

Para destacar sua habilidade de trabalho em equipe, você pode citar uma situação em que você colaborou em um projeto em que trabalhava com pessoas de diferentes origens. 

Para desenvolver essa habilidade, você pode realizar por exemplo o Curso Online e Grátis de Empreendedorismo, onde você vai aprender habilidades de como gerenciar equipes.

trabalho em equipe

 

3 – Habilidade de liderança

As habilidades de liderança também são muito procuradas pelos empregadores. Os empregadores querem contratar pessoas que possam liderar e motivar outras, gerenciar projetos e tomar decisões difíceis quando necessário. A habilidade de liderança envolve ser capaz de inspirar, guiar e motivar a equipe para alcançar seus objetivos.⁣

Você pode destacar essas habilidades de liderança em uma situação em que você liderou uma equipe e foi capaz de motivar os membros a superar desafios e atingir objetivos difíceis. 

Para melhorar essa habilidade, você pode juntar o Curso Online Grátis de Comunicação Empresarial e o Curso Online e Grátis de Empreendedorismo.

 

4 – Habilidade de resolução de problemas

As habilidades de resolução de problemas são essenciais em muitas carreiras. Os empregadores querem contratar pessoas que possam identificar problemas e encontrar soluções eficazes para resolvê-los. A habilidade de resolução de problemas envolve ser capaz de analisar informações, identificar as causas raiz do problema, criar soluções eficazes e implementá-las.⁣

Você pode, por exemplo, citar essa habilidade no currículo através de uma situação em que você enfrentou um problema complexo no trabalho e foi capaz de identificar as causas raiz do problema e criar soluções eficazes para resolvê-lo. 

E para aprimorá-la, você pode desenvolver essas competências no Curso Online e Grátis Logística e Cadeia de Suprimentos.

 

5 – Habilidade de pensamento crítico

As habilidades de pensamento crítico são importantes para muitas carreiras. Os empregadores procuram profissionais que possam analisar informações e tomar decisões. 

Um exemplo que destaca sua habilidade de pensamento crítico pode ser uma situação em que você analisou dados complexos e foi capaz de identificar tendências e padrões que ajudaram a tomar uma decisão importante. 

Para essa habilidade, os Cursos Online e Grátis: Banco de Conhecimento sobre ERP e Excel Macros com VBA, podem ser excelentes opções.

6 – Habilidade de gestão de tempo

A habilidade de gestão de tempo é essencial em muitas carreiras. Os empregadores procuram profissionais que possam gerenciar efetivamente seu tempo e cumprir prazos. A habilidade de gestão de tempo envolve ser capaz de priorizar tarefas, gerenciar agendas e ser eficiente no uso do tempo.⁣

Uma história que destaca sua habilidade de gestão de tempo pode ser uma situação em que você precisou gerenciar vários projetos simultaneamente e foi capaz de priorizar tarefas e cumprir prazos.

E um curso para aprimorar essa competência, recomendamos o Curso Online e Grátis de Auxiliar Administrativo.

 

Desenvolva essas habilidades para colocar no currículo aqui no Realizzare!

Agora que você já sabe quais são as 6 habilidades mais buscadas no mercado de trabalho, chegou a sua hora de aprimorá-las, potencializá-las e transformá-las em competências.

No Realizzare Cursos, você confere uma lista com mais de 140 cursos online em diversas áreas do conhecimento, para você estudar quando e onde quiser, com a emissão de certificado por uma pequena taxa, válido em todo território nacional. O documento é a melhor maneira de comprovar o seu estudo!

Veja a nossa lista completa de cursos gratuitos para você fazer. Ou continue em nosso portal e confira nosso artigo sobre os 17 cursos de qualificação profissional gratuitos!

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

estudante de cursos rápidos grátis

10 opções de cursos rápidos e gratuitos para você fazer!

Se você é estudante, profissional atuante no mercado ou se está em busca de novos aprendizados, este é o momento ideal para você se atualizar, profissionalizar e se qualificar com nossos cursos rápidos e gratuitos.  Aproveite aquele tempinho livre que…

Ler mais »

universitários procurando cursos gratuitos com certificado para horas complementares

55 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares

Precisando de cursos gratuitos com certificado para horas complementares?! Então, você chegou ao lugar certo! Se você é aluno de Graduação sabe que uma de suas “obrigações contratuais” com a faculdade é realizar um determinado número de horas complementares (ACCs)…

Ler mais »

Rolar para cima