alfabetização e letramento

Qual é a diferença entre alfabetização e letramento?

Num primeiro momento, para quem não é da área de Educação, alfabetização e letramento podem parecer sinônimos, apenas duas palavras diferentes que têm o mesmo significado.

Mas não é bem assim!

Obviamente que alfabetização e letramento estão umbilicalmente interligados. No entanto, são dois conceitos distintos, cada um com a sua importância.

Normalmente, ambos se desenvolvem em diferentes momentos da vida escolar da criança, embora algumas metodologias específicas de ensino sejam bem-sucedidas ao aplicar os dois conceitos simultaneamente.

Vem com a gente neste conteúdo, pois vamos mostrar qual é diferença entre alfabetização e letramento, elementos fundamentais para a formação de cada indivíduo em termos cognitivos e intelectuais, cujos efeitos extrapolam para as esferas de desenvolvimento pessoal, profissional e de cidadania.

 

O que é alfabetização?

A alfabetização é o processo que tem por objetivo desenvolver na criança (ou mesmo em adolescentes e pessoas adultas) as habilidades e técnicas necessárias para a prática da leitura e da escrita.

O aluno, durante o processo de aprender a ler e a escrever, conquista gradativamente a capacidade de decodificar os fonemas em grafemas, e vice-versa, entendidos como:

  • Fonema – elemento sonoro que é usado para formar palavras e distingui-las umas das outras.
  • Grafema – é a representação gráfica dos fonemas, apresentada sob a forma de letras que, por sua vez, formam as palavras.

Ao dominar o sistema de leitura e de escrita, a pessoa é considerada alfabetizada.

 

O que é letramento?

O letramento pode ser considerado o passo seguinte à alfabetização.

Diz respeito às práticas que irão desenvolver no indivíduo a habilidade de interpretar e aplicar a escrita e a leitura em sua vida cotidiana, seja no ambiente escolar ou fora dele.

Dessa forma, compreende-se que a alfabetização é o processo que desenvolve na criança sua capacidade de decodificar os elementos da escrita. Isso envolve etapas importantes, como memorizar o alfabeto e saber reconhecer letras e sílabas.

Estar alfabetizada, no entanto, não significa que a criança já seja capaz de interpretar corretamente aquilo que lê.

Nesse sentido, o letramento é o processo que aprofunda a alfabetização, pois vai além da mera decodificação da língua: desenvolve a capacidade de interpretar e dominar o idioma.

 

Então, qual é a diferença entre alfabetização e letramento?

Um aluno letrado possui a habilidade de compreender um texto, refletindo sobre o  conteúdo e expressando suas opiniões pessoais a partir do que foi absorvido na leitura.

Em outras palavras, o letramento diz respeito à qualidade do domínio que a criança possui sobre a leitura e a escrita, à sua capacidade de interpretação e à forma evoluída com que utiliza essa habilidade em sua vida cotidiana, a fim de atender às demandas sociais, escolares e profissionais que irão surgir ao longo do tempo.

Para conhecer mais sobre o tema, assista a seguir o vídeo da Magda Soares, pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – Ceale – da Faculdade de Educação da UFMG:

 

 

Quais são as bases escolares da alfabetização e letramento no Brasil?

Agora que você já sabe qual é a diferença entre alfabetização e letramento, vamos entender como esses conceitos fundamentais são aplicados nas escolas brasileiras. 

O modelo de aprendizagem relacionado à Educação Básica no país é definido pelo Ministério da Educação, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em linhas gerais, o documento estabelece que o processo de alfabetização das crianças deve acontecer nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.

De acordo com as diretrizes, do ponto de vista formal, o letramento ocorre após a alfabetização. No entanto, o documento aponta que ações nesse sentido podem acontecer ao mesmo tempo em que os alunos estão sendo alfabetizados.

A BNCC descreve em um de seus parágrafos:

Em relação ao ensino da Língua Portuguesa cabe, proporcionar aos estudantes, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, experiências que vão além da alfabetização e que contribuam para a ampliação do letramento, de maneira a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais, permeadas e constituídas pela oralidade, escrita e outras linguagens.

Para isso, o documento orienta os educadores a estimularem seus alunos a ler e a interpretar toda a sorte de gêneros textuais que possam encontrar no ambiente familiar, como bilhetes, cartas, listas de compras, cardápios, receitas, regras de jogos etc.

 

Desenvolvimento do letramento através de ferramentas digitais

Outro elemento abordado pela BNCC é o letramento digital, incentivando o uso de ferramentas virtuais para o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa.

O objetivo desse processo ultrapassa os limites de simplesmente manusear o computador ou aprender a digitar.

Trata-se de uma ação que visa a inclusão digital desde os primeiros anos escolares, mostrando às crianças as diferentes possibilidades que os recursos tecnológicos disponíveis oferecem.

O que se pretende, aqui, é que elas desenvolvam ainda mais sua capacidade de analisar, entender e interpretar a escrita, utilizando, para isso, as informações que recebem por meio das ferramentas digitais.

 

Como estimular as crianças nos processos de alfabetização e letramento

Seja na sala de aula – ou até mesmo em casa -, é fundamental que as educadoras e os pais apliquem metodologias pedagógicas que estimulem nas crianças o desejo e o gosto pelo aprendizado, especialmente quando se trata de etapas tão importantes quanto a alfabetização e o letramento.

Portanto, agora que você já sabe qual é a diferença entre alfabetização e letramento, vamos ver algumas dicas de como capturar a atenção dos pequenos em sala de aula, aumentando sua motivação em aprender: 

  • utilizar uma linguagem clara, simples e objetiva para ensinar as letras, sílabas, palavras e seus significados;
  • usar caracteres grandes, bem chamativos, para mostrar a representação escrita do alfabeto e dos numerais, facilitando sua assimilação;
  • estimular que as crianças trabalhem e estudem em grupos, a fim de que construam juntas o seu novo conhecimento;
  • lançar mão de recursos lúdicos para tornar o aprendizado mais prazeroso, como contação de histórias, brincadeiras, jogos, entre outros;
  • introduzir elementos como músicas, cantigas de roda e parlendas para estimular e acelerar o processo de letramento nas mentes infantis;
  • propor atividades que estejam relacionadas à realidade dos alunos.

 

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