aluna realizando cursos livres

O que são cursos livres e quais são os benefícios?

Realizar cursos livres – sejam presenciais ou a distância – tem sido cada vez mais comum entre as pessoas que desejam evoluir rapidamente no desenvolvimento de novas competências profissionais ou mesmo como forma de complementar os estudos no ensino médio ou na universidade.

Sem dúvida, a internet democratizou ainda mais essa modalidade de aprendizado. Os interessados encontram uma infinidade de cursos disponíveis online em diversas áreas profissionalizantes, no campo do empreendedorismo, nos segmentos de saúde e bem-estar e, também, relacionados às três vertentes básicas do conhecimento (biológicas, exatas e humanas).

Ficou interessado? Quer entender melhor o que são cursos livres e saber se eles podem te ajudar na sua jornada? Então, continue com a gente neste conteúdo!

 

O que são cursos livres?

Os cursos livres são regulamentados pela legislação conhecida como Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB), aprovada em 1996.

Eles se caracterizam, basicamente, por não exigirem pré-requisitos dos alunos como, por exemplo, escolaridade mínima ou comprovação de possuir alguma formação anterior.

Um de seus principais objetivos é desenvolver capacidades e habilidades específicas em um determinado segmento ou área de atuação, proporcionando ao estudante ganhos imediatos de conhecimento.

Dessa forma, os cursos livres preenchem uma lacuna no que se refere à estrutura educacional do país.

Eles oferecem a pessoas que não estão inseridas no modelo convencional de educação – ou mesmo que ainda estejam ou já tenham concluído os estudos formais – a oportunidade de conhecer, se aprofundar ou mesmo se reciclar em relação a um determinado tema de seu interesse.

 

Quem pode fazer os cursos livres?

Os cursos livres estão disponíveis para todos os públicos que queiram ampliar seus conhecimentos a respeito de um determinado tema, independentemente de idade, grau de instrução ou formação prévia já adquirida.

Podemos afirmar, entretanto, que essa modalidade de ensino é bastante recomendada para pessoas que se enquadram em algumas condições específicas. Confira!

 

1. Universitários

Os cursos livres proporcionam um aumento do conhecimento relativo à profissão para a qual estão estudando. Além disso, podem ser utilizados para cumprir as exigências de Atividades Complementares da sua faculdade.

 

2. Profissionais que buscam reciclagem

Permitem a atualização do aluno em relação a temas que apresentaram algum tipo de avanço ao longo do tempo. Dessa forma, estará em dia com as demandas do mercado de trabalho.

 

3. Profissionais que desejam desenvolver novas habilidades

Cursos livres são bastante interessantes para quem busca o desenvolvimento das chamadas soft skills (ou habilidades comportamentais).

Por se tratarem de competências que não estão exatamente conectadas aos aspectos técnicos da profissão, esses temas não são devidamente abordados e ensinados nas universidades.

É o caso de habilidades como liderança, criatividade, adaptabilidade, flexibilidade e até mesmo empatia, entre tantas outras.

 

4. Profissionais que desejam mudar de carreira

Quem quer partir para uma nova profissão, mas ainda não está convicto do rumo a seguir, pode utilizar os cursos livres como uma forma de conhecer os conceitos básicos e o funcionamento de outras áreas de trabalho antes de tomar uma decisão.

 

Que benefícios os cursos livres trazem?

Com o crescimento da concorrência no mercado de trabalho nas diversas áreas de atividade, é importante encontrar maneiras de se destacar na multidão.

Nesse sentido, os cursos livres oferecem, num curto período de tempo, conteúdo que leva a uma especialização profissional, permitem o acúmulo de conhecimento, e geram autonomia.

Entre os principais benefícios proporcionados por essa modalidade de ensino, se destacam:

 

1. Valores acessíveis

Isso é ainda mais verdadeiro no caso do ensino à distância, com os cursos sendo realizados 100% pela internet.

Um dos fatores que pesa a favor do preço baixo é a menor carga horária (normalmente, de 20 a 80 horas-aula), quando comparada a de cursos presenciais tradicionais.

É importante ressaltar, no entanto, que valores acessíveis não são sinônimo de baixa qualidade no ensino.

Pelo contrário, as instituições que oferecem cursos livres e que são vinculadas a entidades de classe reconhecidas (como a Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED) possuem critérios rígidos a serem seguidos na elaboração dos seus conteúdos.

Também vale destacar que muitas instituições oferecem seus cursos livres de forma gratuita, bastando ao aluno se matricular, cumprir a carga horária e realizar o exame de aprovação.

Nesses casos, é cobrada apenas uma taxa de emissão do certificado digital de conclusão daqueles que se interessarem em ter o documento depois de aprovados.

 

2. Flexibilidade e acessibilidade

Os cursos livres a distância, por não terem um prazo para serem concluídos, permitem ao aluno definir o ritmo dos seus estudos, adequando-se à sua rotina pessoal e profissional.

Outra vantagem é que, por serem online, podem ser acessados a partir de qualquer lugar através do computador, notebook, tablet ou smartphone, desde que, é claro, os equipamentos estejam conectados à internet.

 

3. Maior comodidade

Poder estudar pela internet tira do aluno a carga de ter que se deslocar até o local da escola, caso o curso fosse presencial.

Este é um fator que contribui bastante para o aumento da produtividade e do rendimento nos estudos, permitindo que os cursos sejam concluídos mais rapidamente, abrindo espaço para que, até mesmo, a pessoa se interesse em fazer outros cursos livres.

 

4. Criação e aumento do networking

Tão importante quanto absorver conhecimento, cultivar relacionamento com outros profissionais da área é fundamental para o crescimento.

Os cursos livres proporcionam a seus alunos a oportunidade de interagirem entre si, trocando experiências relativas ao curso e à própria vida profissional, o que agrega uma carga de valor que vai bem além do tradicional.

 

5. Atualização constante

Investir tempo, dedicação e, se for o caso, dinheiro na realização de um curso livre é ter a certeza de que o profissional estará se mantendo atualizado em relação à sua atividade, mesmo tendo concluído a faculdade ou a pós-graduação muito tempo atrás.

Assim, estará sempre em dia com novas técnicas e tipos de abordagem relacionadas à sua profissão, agregando valor às equipes de trabalho da qual é participante.

 

Conheça a plataforma Realizzare de cursos livres online e gratuitos

O que se vê, portanto, é que acumular conhecimento por meio de conteúdos objetivos e bem direcionados para a área de interesse é uma excelente maneira de impulsionar a carreira do profissional, uma vez que sempre é possível evoluir através dos estudos.

O Realizzare Cursos é uma plataforma de cursos livres online criada justamente para atender às necessidades e expectativas de quem sabe a importância de estar em constante evolução.

Nossos conteúdos abrangem diversas áreas do conhecimento, elaborados por profissionais com larga vivência no mercado de trabalho.

Conheça os cursos livres do Realizzare Cursos e escolha o melhor para a sua necessidade! Vem com a gente nessa jornada!

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada…

Ler mais »

estudante de cursos rápidos grátis

10 opções de cursos rápidos e gratuitos para você fazer!

Se você é estudante, profissional atuante no mercado ou se está em busca de novos aprendizados, este é o momento ideal para você se atualizar, profissionalizar e se qualificar com nossos cursos rápidos e gratuitos.  Aproveite aquele tempinho livre que…

Ler mais »

universitários procurando cursos gratuitos com certificado para horas complementares

55 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares

Precisando de cursos gratuitos com certificado para horas complementares?! Então, você chegou ao lugar certo! Se você é aluno de Graduação sabe que uma de suas “obrigações contratuais” com a faculdade é realizar um determinado número de horas complementares (ACCs)…

Ler mais »

Rolar para cima