homem aplicando métodos de estudo

10 métodos de estudo que te ajudam a aprender mais

Engana-se quem pensa que produtividade e rendimento são conceitos relacionados apenas a trabalho ou a competições e atividades esportivas.

Os estudantes de uma maneira geral – e em especial aqueles que vão prestar um vestibular, concurso, Enem ou mesmo aquela sequência de provas bimestrais – sabem o quanto é importante aproveitar bem o tempo dedicado aos estudos, a fim de assimilar as matérias da melhor forma possível.

Muitos alunos, no entanto, enfrentam reais dificuldades na hora de estudar. Parece que o conteúdo custa a “entrar na cabeça”, por mais que se esforcem e se dediquem.

Nesse sentido, é importante entender que, para grande parte das pessoas, debruçar-se sobre livros, apostilas e cadernos por horas a fio não é suficiente para garantir o aprendizado.

Muitas vezes, o aluno deve buscar e aplicar métodos de estudo que combinem com o seu perfil, para que encontre o seu jeito ideal de aprender e, dessa forma, assimile os conteúdos com mais facilidade.

Continue com a gente neste post, pois você vai conhecer algumas técnicas simples de serem aplicadas na hora de estudar e que irão ajudá-lo a destravar a mente.

 

Métodos de estudo orientam o cérebro a aprender melhor

Estudar é uma atividade complexa, que demanda tempo, esforço da mente e dedicação e empenho por parte do aluno.

Nesse sentido, os métodos de estudo podem ser entendidos como uma forma de conjugar todos esses fatores, sistematizando, por meio da aplicação de técnicas específicas, o processo individual de aprendizagem.

Quando o aluno encontra a forma de estudar que melhor se adapta ao seu perfil e personalidade, ele desfruta de benefícios como aprendizado mais rápido, maior capacidade de concentração, melhor gestão do tempo e obtenção de conhecimento sem prazo de validade (que normalmente é a data da prova), levando-o para o resto da vida.

Vamos conhecer dez métodos de estudo que certamente aumentarão sua produtividade e rendimento quando você estiver na frente dos livros.

 

1. Resumos e fichamentos

Resumos são um clássico. Enquanto avança no conteúdo, o estudante anota as principais ideias relacionadas à disciplina, em forma de tópicos, a fim de fixar tudo o que leu. Posteriormente, as anotações servirão para revisar a matéria.

Os fichamentos diferem por serem construídos de maneira mais completa. O aluno interpreta tudo o que estudou, separa o conteúdo em vários itens e desenvolve pequenos textos relativos a cada um com as suas próprias palavras.

Este método de estudo revela-se bastante eficiente para assimilar a matéria, pois o estudante atua como se estivesse elaborando o próprio conhecimento. 

 

2. Método Pomodoro

A técnica consiste em alternar períodos de estudo em que o foco é total com momentos de relaxamento.

O método original prevê que, durante 25 minutos cronometrados, o aluno esteja completamente concentrado na atividade que está desenvolvendo. Quando o alarme toca, cinco minutos de pausa, priorizando o descanso mental. Depois disso, mais 25 minutos de foco e um novo break.

Após quatro ciclos pomodoro, deve-se ajustar o tempo de descanso para 10 ou 15 minutos. 

O processo de alternância entre concentração total e relaxamento pleno condiciona o cérebro a trabalhar com mais eficiência nos momentos de foco.

Para te ajudar a controlar o tempo, você pode contar com aplicativos ou extensões do Google, como a Marinara.

 

3. Mapa mental

Este é um método de estudo muito indicado para pessoas visuais, aquelas que têm memória fotográfica e aprendem com mais facilidade quando utilizam recursos como imagens, gráficos e tabelas.

O aluno constrói um diagrama em que, no centro, está o tema central do assunto estudado. A partir dele, cria ramificações, adicionando as informações periféricas e associando imagens, expressões ou palavras-chave a cada uma delas.

Existem plataformas digitais e apps que ajudam o aluno a criar os seus mapas mentais para diferentes matérias, potencializando os estudos.

Veja só um exemplo de um Mapa Mental criado no Mind Meister:

mapa mental utilizado com um método de estudo

 

4. Estudo intercalado

Bastante indicada como uma forma de não cansar o cérebro rapidamente. Consiste em intercalar o estudo de matérias, para evitar que a mente entre num modo de “piloto automático”.

Em vez de passar a tarde inteira estudando a disciplina A, divide-se o tempo em dois, priorizando a matéria B num segundo momento.

Basicamente, é o que acontece na escola. As disciplinas são divididas em aulas que são dadas ao longo da semana, e não todas de uma vez em um único dia.

 

5. Testes práticos

Resolver exercícios, provas antigas e simulados que tratam dos conteúdos estudados ao longo do último mês ou da última semana é uma das formas mais eficientes de assimilar informações.

Essa prática permite que o aluno avalie o seu grau atual de conhecimento, colocando luz sobre os tópicos que precisam ser revistos.

 

6. Pensamento difuso

O cérebro humano funciona de duas formas distintas.

Quando a chavinha está no modo focado, é o momento em que a mente encontra-se completamente concentrada no assunto que está sendo estudado.

Por outro lado, quando a chavinha vai para o modo difuso, os pensamentos fluem relaxados e com liberdade, podendo criar as mais diversas conexões entre o mundo ao redor e os conteúdos sobre os quais estamos debruçados.

Por isso, vale a pena investir no pensamento difuso como método de estudo. Muitas vezes, assistir a um filme, passear no parque ou simplesmente bater papo com um amigo ajuda o cérebro a processar informações, remetendo a situação às ideias que ficaram travadas durante os estudos.

 

7. Técnica mnemônica

Este vem na esteira do item anterior. Trata-se de um método de estudo em que o aluno associa palavras, frases ou músicas ao conteúdo que necessita assimilar, como forma de facilitar o aprendizado.

 

8. Método EPL2R

Esta técnica, baseada nos estágios de leitura, consiste em iniciar o processo de aprendizagem com uma avaliação superficial do conteúdo, para somente então começar a se aprofundar.

Os estágios nos quais o aluno evolui neste método são explicados pelas letras da sigla, como segue:

  • Explorar – momento inicial, no qual é feita uma leitura básica do conteúdo, com ênfase no título, subtítulos e tópicos.
  • Perguntar – após a primeira leitura do texto, elaborar as primeiras questões relativas ao conteúdo, tentando encontrar as respostas mentalmente, sem consultar o material.
  • Ler – fazer uma segunda leitura, desta vez com foco total em todas as informações apresentadas.
  • Rememorar –  hora de fazer anotações, resumo e fichamento do conteúdo.
  • Repassar – é o momento de realizar revisões periódicas, para que as informações sejam assimiladas e não se percam na memória.

 

9. Auto explicação e auto interrogação

A auto explicação é uma técnica em que, após ler um conteúdo, o estudante explica para si mesmo em voz alta tudo o que aprendeu. Isso faz com que a mente crie conexões a respeito do material, levando a uma melhor retenção das informações.

No caso da auto interrogação, o aluno cria mentalmente questões sobre o conteúdo e busca responder com suas próprias palavras. Esta técnica força o cérebro a lembrar-se do que foi lido, aprofundando a compreensão do conteúdo.

 

10. Releitura

Trata-se da revisão de todo o material, desta vez com muito mais atenção e foco.

Normalmente, como já foi dito, a primeira leitura serve para que o cérebro assimile o conceito geral do que foi apresentado.

São nas vezes seguintes que as informações mais detalhadas do conteúdo são absorvidas.

 

Você já conhece a plataforma Realizzare Cursos?!

Agora que você já conhece quais são os melhores métodos de estudo, que tal colocar o conhecimento em prática?! O Realizzare Cursos foi criado com o objetivo de oferecer cursos livres online (inclusive, gratuitos!) para quem acredita que estudar é sempre o melhor caminho em direção ao sucesso profissional.

A plataforma traz conteúdos que tratam de temas relacionados a várias áreas do conhecimento, desenvolvidos por especialistas que entendem não apenas do seu segmento, mas também da arte de ensinar e educar. 

Veja quais são os cursos  do Realizzare Cursos e sinta-se à vontade para fazer aquele(s) que mais estão sintonizados com o seu perfil, necessidades e expectativas!

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada…

Ler mais »

estudante de cursos rápidos grátis

10 opções de cursos rápidos e gratuitos para você fazer!

Se você é estudante, profissional atuante no mercado ou se está em busca de novos aprendizados, este é o momento ideal para você se atualizar, profissionalizar e se qualificar com nossos cursos rápidos e gratuitos.  Aproveite aquele tempinho livre que…

Ler mais »

universitários procurando cursos gratuitos com certificado para horas complementares

55 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares

Precisando de cursos gratuitos com certificado para horas complementares?! Então, você chegou ao lugar certo! Se você é aluno de Graduação sabe que uma de suas “obrigações contratuais” com a faculdade é realizar um determinado número de horas complementares (ACCs)…

Ler mais »

Rolar para cima