estudante procurando horas complementares

Como conseguir horas complementares para faculdade?

As horas complementares, também conhecidas como atividades extracurriculares ou atividade complementar de curso (ACC), desempenham um papel fundamental na formação acadêmica dos estudantes. 

Instituídas pelo Ministério da Educação (MEC), essas atividades fazem parte da carga horária obrigatória que deve ser cumprida ao longo do curso, sendo indispensáveis para a conclusão da graduação.

Além de cumprir uma exigência burocrática, as horas complementares têm o objetivo de ampliar a visão curricular do aluno em relação à sua área de atuação. 

Por meio dessas atividades, os estudantes têm a oportunidade de explorar diferentes áreas dentro de sua profissão, aprofundar conhecimentos e adquirir novas habilidades.

Para que as horas complementares sejam válidas, é essencial que estejam relacionadas à graduação do aluno ou a atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal como esportes, projetos de extensão e voluntariado, de acordo com a grade definida por cada instituição.

Neste texto, abordaremos tudo o que você precisa saber, seja como conseguir horas complementares ou por onde começar. Além disso, exploraremos a importância dessas atividades para a sua carreira.

Continue a leitura e descubra como aproveitar ao máximo as horas complementares durante sua jornada acadêmica, agregando valor ao seu currículo e desenvolvendo competências essenciais para o mercado de trabalho.

 

Qual a importância das horas complementares?

Ao dedicar-se às atividades complementares, os estudantes têm a oportunidade de expandir seus conhecimentos, desenvolver habilidades que vão além da sala de aula e se destacar no mercado de trabalho. 

Essas experiências extracurriculares podem contribuir para a construção de um currículo sólido e diferenciado, demonstrando ao empregador um perfil mais completo e engajado.

Além disso, se não cumprir a carga-horária mínima de horas complementares, o aluno não pode se formar. Portanto, o ideal é que o estudante, desde o começo do curso, busque atividades para complementar o currículo acadêmico.

Continue a leitura para descobrir como potencializar sua participação neste aspecto essencial da vida acadêmica.

 

Como conseguir horas complementares?

As atividades complementares são realizadas de forma paralela às demais atividades acadêmicas e permitem que os estudantes ampliem seu conhecimento, desenvolvam habilidades e adquiram experiências práticas relevantes para sua futura carreira profissional. 

Ao participar dessas atividades, os alunos têm a oportunidade de complementar sua formação de maneira abrangente, explorando diferentes áreas dentro de seu campo de atuação.

Existem diversas formas para obter horas de atividades complementares, mas cabe ressaltar que cada instituição de ensino estabelece critérios específicos para a contabilização e validação das atividades, portanto, é importante estar atento às diretrizes e regulamentos estabelecidos pela sua universidade.

 

 

Quais são os tipos de horas complementares?

Basicamente, as atividades complementares também pode ser separadas por categoria, são elas:

 

Acadêmicas e Científicas

As atividades acadêmicas são obtidas, por exemplo, por meio de cursos rápidos online ou presenciais, palestras e workshops.

Já as atividades científicas são conquistadas por meio de pesquisas, projetos de iniciação científica, publicação de artigos, participação de eventos, entre outros.  E normalmente tem como característica a supervisão de um coordenador do curso,

 

Culturais e Sociais

As horas complementares culturais são obtidas por meio de visitas aos cinemas, museus, teatro e outros. 

E as atividades de cunho social, tem como objetivo complementar a formação social do aluno e podem ser adquiridas por exemplo, através de projetos voluntários.

 

Comunitárias e Coletivas

As horas complementares comunitárias e coletivas, tem como foco principal desenvolver projetos para a comunidade externa a universidade.

Podem ser obtidas por meio de projetos de extensão, em grande parte de forma coletiva, junto a professores e outros alunos.

Portanto, cada instituição de ensino determina a quantidade de horas que deve ser compartilhada em cada uma delas e o conhecimento ainda pode ser usado para enriquecer o currículo. 

Mas, a lista não para por aí! Para te ajudar a entender com mais detalhes, confira a seguir as principais atividades que podem ser usadas como horas complementares.

 

10 maneiras de conseguir horas complementares para a faculdade!

 

1. Cursos presenciais e online

Os cursos livres, tanto presenciais quanto online, são umas das melhores maneiras de conseguir horas complementares para a faculdade.

Além de conquistar a certificação necessária, por meio do estudo, o aluno tem a oportunidade de escolher sobre o que quer estudar, tirar dúvidas, aprofundar o conhecimento e ainda garantir qualificação profissional. 

A modalidade online pode ser ainda vantajosa para quem não tem muito tempo disponível, mas ainda sim deseja aprender mais sobre determinados assuntos.

Atualmente, diversas instituições já oferecem cursos online e gratuitos com opção de certificado para horas complementares.

certificado para horas complementares

Ah! Mas, vale lembrar que não basta realizar o curso para garantir a carga-horária. O aluno deve realizar a emissão do certificado para comprovar o estudo e é fundamental que o tema do curso tenha relação com o que ele estuda na universidade.

 

2. Palestras 

As palestras são um excelente exemplo de como conseguir horas complementares para faculdade. Esses eventos são ministrados por profissionais experientes e altamente qualificados dentro da área de atuação do aluno.

Como resultado, as palestras costumam ser inspiradoras e ensinam muito para o estudante, ainda que em um curto intervalo de tempo. 

Além disso, durante o break, o aluno também tem a oportunidade de conversar e trocar contatos com outros profissionais da sua área de atuação, aumentando seu networking e as oportunidades para sua carreira.

Estudantes em Palestra para horas complementares

 

3. Estágios

Estágio não obrigatório é uma excelente maneira de conquistar experiência profissional e atividades complementares. Durante o período do estágio, o acadêmico irá conhecer na prática sobre uma de suas possíveis áreas de atuação.

Vale destacar que o estágio não obrigatório deve ser remunerado, apenas o estágio obrigatório pode ou não ser remunerado, pois é um requisito para garantir o diploma.

Além disso, a duração do contrato de estágio pode variar de acordo com as políticas da empresa e da instituição de ensino, porém não deve ultrapassar 6 horas diárias ou 30 horas semanais de trabalho e deve ter duração máxima de 2 anos.

 

estudante fazendo estágio

 

4. Iniciação Científica

A Iniciação Científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica que conta com a participação de alunos da graduação. Ela consiste no estudo aprofundado de um tema específico e que pode ser de diferentes áreas do conhecimento.

Alguns exemplos de iniciação científica são:

  • Projetos de desenvolvimento de vacinas
  • Pesquisas para reduzir impactos ambientais; 
  • Criação de equipamentos para melhorar a acessibilidade;
  • Projetos de pesquisa elaborados pelos professores que visam o desenvolvimento de novos estudos, produtos, inovações e patentes;
  • Entre outros.

A participação em uma IC é engrandecedora para o aluno, em especial, para aqueles que pretendem atuar na área acadêmica ou desejam desenvolver seu próprio projeto de pesquisa.

 

estudante fazendo iniciação cientifica

 

5. Monitorias

Uma das melhores maneiras de aprender é ensinando. Então, que tal se tornar um monitor dentro da universidade? 

O aluno pode usar o seu conhecimento em determinada matéria para auxiliar professores e outros estudantes, aprender mais e ainda conquistar as horas necessárias.

 

monitoria para horas complementares

 

6. Eventos estudantis

Workshops, simpósios, seminários, oficinas, semanas acadêmicas, entre vários outros tipos de eventos, podem ser usados como horas complementares. Muitas das vezes, a própria universidade oferece esses eventos, basta aproveitar.

Além disso, a participação do aluno em banca de defesas de dissertações, defesa de tese e projetos institucionais também pode ser aproveitado para atividades extracurriculares.

Eventos Estudantis

 

7. Intercâmbio

Intercâmbio é uma excelente forma de adquirir horas complementares durante a graduação. 

Além de proporcionar a oportunidade de aprender um novo idioma, vivenciar uma nova cultura e explorar um país diferente, o intercâmbio também pode ser contabilizado como atividade extracurricular.

Para registrar as horas complementares provenientes de intercâmbio, é importante seguir os procedimentos estabelecidos pela instituição de ensino. 

Geralmente, o aluno deve apresentar comprovantes de participação, como certificados de conclusão de cursos ou programas, relatórios de atividades realizadas e até mesmo uma carta de recomendação.

É fundamental que o intercâmbio esteja relacionado com a área de estudo do aluno, de modo a contribuir para o enriquecimento de sua formação acadêmica. E por isso, recomendamos sempre verificar os programas de intercâmbio que a sua universidade oferece.

 

estudante fazendo intercâmbio

 

8. Eventos culturais

A busca por cultura também pode ser usada como atividades extracurriculares, por exemplo, ir ao cinema, visitar museus, ir ao teatro e outros. 

Mas, é importante lembrar que o evento precisa estar relacionado com a graduação do aluno e deve ser apresentado um comprovante de participação.

Eventos Culturais

 

9. Trabalhos voluntários

Outra maneira de conquistar horas complementares é por meio de trabalhos voluntários. Além de ser muito bem-visto pelos empregadores, realizar atividades de voluntariado contribuem para o seu desenvolvimento pessoal, senso de empatia e é uma maneira de contribuir para o bem das pessoas.

Para isso, você pode se tornar voluntário em ONGs, creches, projetos culturais, entre outras atividades em prol da sociedade e comunidade.

Trabalho Voluntário

 

10. Projetos de Extensão

São atividades acadêmicas realizadas em parceria com a comunidade, visando aplicar o conhecimento e as habilidades adquiridas na universidade em benefício da sociedade. 

Essas iniciativas proporcionam aos estudantes a oportunidade de vivenciar situações reais, desenvolver competências práticas e ampliar sua visão sobre o papel do profissional na sociedade. 

Projeto de Extensão

 

Quais são as regras relacionadas às horas complementares?

As atividades complementares aqui citadas são as mais populares e aceitas pela grande maioria das universidades/faculdades.

No entanto, cabe a cada instituição de ensino definir as regras que envolvem as ACCs, como a carga-horária mínima e quais atividades serão ou não aceitas.

Por isso, para evitar dor de cabeça, o recomendado é que logo no início do curso o aluno vá até a secretaria da sua universidade para se orientar sobre o assunto.

Pergunte quais atividades complementares são aceitas, quais são as comprovações necessárias e qual a carga-horária total que deve ser cumprida. Você pode até mesmo antes de iniciar as aulas, consultar no site do seu curso. 

A Resolução do MEC especifica apenas que as horas complementares não devem ultrapassar 20% da carga-horária total do curso.

 

4 motivos do por que fazer curso online para horas complementares é a melhor escolha

São muitas as vantagens em fazer curso online gratuito para conquistar horas complementares, em especial, podemos citar:

  1. Flexibilidade de horário, uma vez que o aluno escolhe quando estudar;
  2. Praticidade de estudar de qualquer lugar do mundo;
  3. Acesso imediatamente ao curso após a inscrição, com informações sempre atualizadas e poderá tirar suas dúvidas online;
  4. Certificação com a mesma credibilidade e validade de um curso presencial.

Atualmente, é possível encontrar no mercado instituições que oferecem cursos extracurriculares gratuitamente, de horas complementares, sendo uma excelente oportunidade para o aluno.

No entanto, é importante se atentar se a instituição oferece a opção de certificado para comprovação do conhecimento e dessas horas obrigatórias.

 

Onde fazer curso online para horas complementares?

O Realizzare Cursos é uma plataforma de ensino com centenas de cursos online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento com opção de certificado (pago).

O estudo pode ser usado para diferentes finalidades, em especial, horas complementares na faculdade e qualificação profissional. 

Todo o material é disponibilizado online e pode ser acessado até mesmo pelo celular.

O nosso principal objetivo é democratizar a educação, levando conhecimento até a sua casa, sem dor de cabeça, sem letras miúdas e com o melhor custo-benefício do mercado com certificados reconhecidos pelo MEC.

Conheça todos os cursos do Realizzare Cursos e escolha o que mais combina com a sua carreira e graduação!

Ainda tem dúvidas se o Realizzare é o local certo? Conheça a história da Isabela, uma de nossas alunas e como fomos importantes para a trajetórias dela. Assista ao vídeo abaixo.

 

Leia também: Como adicionar certificados no LinkedIn? Aprenda aqui! 

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada…

Ler mais »

estudante de cursos rápidos grátis

10 opções de cursos rápidos e gratuitos para você fazer!

Se você é estudante, profissional atuante no mercado ou se está em busca de novos aprendizados, este é o momento ideal para você se atualizar, profissionalizar e se qualificar com nossos cursos rápidos e gratuitos.  Aproveite aquele tempinho livre que…

Ler mais »

universitários procurando cursos gratuitos com certificado para horas complementares

55 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares

Precisando de cursos gratuitos com certificado para horas complementares?! Então, você chegou ao lugar certo! Se você é aluno de Graduação sabe que uma de suas “obrigações contratuais” com a faculdade é realizar um determinado número de horas complementares (ACCs)…

Ler mais »

Rolar para cima