universitários

Quais são os tipos de estágios e como escolher o melhor?

Se você é universitário, mas ainda não sabe quais são os tipos de estágios e como escolher o melhor: então, você precisa ler este texto!

Muitos estudantes universitários aguardam com ansiedade o momento em que estarão aptos a realizar aquele “estágio dos sonhos”.

Tal sentimento se justifica! Afinal, é a hora em que poderão colocar em prática o que já aprenderam na faculdade, além de começar a ganhar experiência no segmento em que desejam construir carreira.

Da mesma forma, enxergam o estágio como uma grande oportunidade para construir o seu networking. Terão a chance de trabalhar junto com profissionais que já atuam na área, com os quais poderão adquirir muitos ensinamentos, e também de conhecer gestores de RH responsáveis pela contratação nas empresas.

Sem dúvida, é uma experiência muito rica!

Você também não vê a hora de começar a estagiar? Quer saber mais sobre os tipos de estágio que existem e como escolher o melhor para o seu perfil?

Então, fique com a gente neste conteúdo, pois nós vamos te contar tudo!

 

O que é um estágio?

Estágio é coisa séria! Tanto que a atividade é regulamentada pela Lei nº 11.788, de 25/09/2008, que estabelece:

“Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior.

Em outras palavras, estágio não é emprego, mas uma atividade de caráter pedagógico vinculada ao programa do curso de graduação, que tem o objetivo de oferecer ao estudante a oportunidade de ter os primeiros contatos de ordem prática com a profissão que deseja exercer.

A duração do estágio é variável entre 6 meses e 2 anos e a carga de trabalho é de até 30 horas semanais no caso de alunos universitários.

 

Quais são os tipos de estágios?

São dois os tipos de estágios definidos por lei:

 

Estágio obrigatório ou curricular

A realização do estágio obrigatório por parte do aluno está presente na grade curricular do curso superior. No entanto, não necessariamente ele será remunerado.

Muitas vezes, o estágio está inserido nas chamadas Atividades Complementares (ACC) como um elemento obrigatório, fazendo parte da sua formação.

Ou seja, o universitário não pode se formar enquanto o estágio não for cumprido integralmente, sendo comprovado por meio de um relatório entregue à secretaria da faculdade.

 

Estágio não-obrigatório

O estudante realiza esse tipo de estágio por opção própria, sendo considerado pela faculdade uma atividade extracurricular.

O estagiário cumpre a carga horária estipulada apenas para obter experiência profissional.

Nesse caso, o estagiário poderá receber uma bolsa-auxílio, ou outra forma de remuneração (a lei chama de contraprestação), além de recesso remunerado, auxílio-transporte, entre outros benefícios.

 

Quem pode fazer estágio?

Além de universitários, os estudantes que estiverem frequentando o ensino regular em instituição de educação profissional, de ensino médio, de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental na modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos) podem realizar um estágio.

Também é necessário ter mais de 16 anos e possuir RG e CPF.

 

estagiário

 

Quais as vantagens de fazer um estágio?

Independente de qual dos tipos de estágio que você escolher, as principais vantagens são:

  • Adquirir experiência profissional;
  • Desenvolver novas habilidades;
  • Definir um plano de carreira;
  • Valorizar o currículo;
  • Colocar em prática as teorias estudadas;
  • Criar networking;
  • Obter amadurecimento profissional e pessoal;
  • Obter remuneração (dependendo do contrato);
  • Oportunidade de efetivação para alunos que estão no fim do curso.

 

Como escolher o melhor estágio de acordo com o seu perfil?

Agora que você já entendeu quais são os tipos de estágios, vamos as dicas de como escolher o certo para você.

Para conseguir o melhor estágio, o candidato deve estar atento ao surgimento das oportunidades, uma vez que as empresas podem criar vagas em qualquer época do ano.

Para isso, é importante verificar frequentemente os espaços online e offline da faculdade dedicados à divulgação de oportunidades.

Confira outras dicas!

 

1) Fique de olho na empresa de seu interesse,…

Se você tem interesse em uma empresa específica, acompanhe atentamente os comunicados da área de RH no website corporativo relativos a abertura de vagas.

 

2)…, mas não deixe passar outras oportunidades do mercado!

No entanto, apesar de sua preferência, inscreva-se nos sites e portais especializados em anunciar vagas de estágio. Outras empresas podem estar oferecendo uma grande oportunidade para um candidato como você.

 

3) Faça sua inscrição e prepare-se para o processo seletivo

Quando encontrar uma vaga de estágio que esteja em linha com os seus interesses, faça rapidamente a inscrição para garantir que não irá perder nenhum prazo.

O processo pode apresentar uma prova inicial online com assuntos relacionados a matérias da faculdade. Os aprovados seguem para as etapas seguintes de seleção, em que entrevistas e outras atividades presenciais servirão para escolher o melhor candidato.

Por isso, é importante estudar bem o conteúdo indicado e preparar-se mentalmente para as conversas que virão com a equipe de RH e os gestores da empresa.

Normalmente, as entrevistas abordam temas como as habilidades e competências do candidato, a expectativa que ele possui em relação à oportunidade de estagiar na empresa e o que isso representa para o seu futuro profissional, entre outros.  

Para aprender como fazer um currículo profissional acesse o link.

 

4) Fique atento às atribuições da vaga

Antes de se candidatar, leia atentamente o descritivo de atividades e atribuições que o estagiário deverá cumprir após ser contratado.

Caso se sinta confortável (independentemente da insegurança natural de ainda ser um estudante sem experiência no mercado de trabalho), prossiga com a candidatura.

Sempre tenha em mente que o estágio é uma oportunidade de aprendizado, mas, ao mesmo tempo, exige responsabilidade por parte do estudante, uma vez que seu trabalho terá impactos e trará resultados para a empresa contratante.

 

5) Certifique-se de que conseguirá cumprir a carga horária

Conciliar os horários da faculdade com os do estágio é fundamental para ter sucesso nas duas frentes.

Ao saber administrar o tempo dedicado a cada um, o estudante está desenvolvendo importantes habilidades como organização, responsabilidade e gestão do tempo, que serão imprescindíveis posteriormente, quando estiver inserido no mercado de trabalho.

No entanto, se perceber que a carga horária do estágio é maior do que aquela que possa cumprir, é melhor esperar por uma nova oportunidade que ofereça melhores condições, do que “queimar o filme” junto à empresa contratante.

 

6) Conheça a empresa e suas políticas

Um dos passos iniciais mais importantes para quem está começando em uma nova empresa, mesmo como estagiário, é conhecer a história da organização, bem como informações relevantes como a sua Missão, Visão e Valores.

Para isso, navegue pelo website da companhia e converse de antemão com profissionais com mais tempo de casa, a fim de verificar como é a cultura e o ambiente organizacional.

 

7) Funcionamento do programa e orientações finais

Uma vez aprovado, o candidato (agora estagiário!) receberá o programa oficial do estágio, em que constam suas atribuições e atividades que irá realizar.

Durante a entrevista final, será passado o que a empresa de uma maneira geral e os funcionários do departamento em que irá trabalhar esperam dele como novo integrante da equipe.

Da mesma forma, todos os direitos do estagiário serão oficializados, tais como valor da bolsa-auxílio (se houver), carga horária de trabalho e descanso semanal.

 

Como o Realizzare pode te ajudar a conquistar o estágio dos seus sonhos?

Entendeu quais são os tipos de estágios e como escolher o melhor?! Então, aproveite essa oportunidade para aumentar as suas chances de conquistar uma boa vaga.

O Realizzare Cursos é uma plataforma de ensino à distância que oferece centenas de cursos livres online grátis relacionados a diversos segmentos.

Um dos requisitos das empresas para a contratação de estagiários é a exigência de sólidos conhecimentos a respeito de temas relativos à sua área de atuação.

Os cursos do Realizzare em áreas como Administração, Informática, Educação, Saúde, Marketing e Direito permitem o aprendizado de assuntos que se somam aos conteúdos vistos na faculdade, proporcionando ao estudante melhores condições de se candidatar àquela sonhada vaga de estágio.

Além disso, os cursos livres online podem ser utilizados para o cumprimento da carga de horas complementares exigidas na graduação.

Portanto, você só tem ganhos duplos ao fazer parte da comunidade do Realizzare Cursos!

Lembrando que a maior parte dos cursos são gratuitos para matrícula e acompanhamento das aulas.

Ao final, você pode solicitar o seu Certificado Digital de Conclusão, liberado mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão, usada para a manutenção do site e de todos os conteúdos. Assim, outras pessoas também podem se beneficiar do conhecimento adquirido com os nossos cursos.

Por isso, não perca mais tempo! Conheça os cursos do Realizzare e transforme em realidade o sonho de realizar o seu estágio!

Gostou do conteúdo?! Leia também: 8 serviços que dão desconto para universitários!

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada…

Ler mais »

estudante de cursos rápidos grátis

10 opções de cursos rápidos e gratuitos para você fazer!

Se você é estudante, profissional atuante no mercado ou se está em busca de novos aprendizados, este é o momento ideal para você se atualizar, profissionalizar e se qualificar com nossos cursos rápidos e gratuitos.  Aproveite aquele tempinho livre que…

Ler mais »

universitários procurando cursos gratuitos com certificado para horas complementares

55 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares

Precisando de cursos gratuitos com certificado para horas complementares?! Então, você chegou ao lugar certo! Se você é aluno de Graduação sabe que uma de suas “obrigações contratuais” com a faculdade é realizar um determinado número de horas complementares (ACCs)…

Ler mais »

Rolar para cima