contratação de estágio

Como se sair bem em uma entrevista de estágio? 7 dicas incríveis!

Encontrar um estágio pode ser um desafio para muitos universitários. 

A concorrência é alta e muitas vezes falta experiência para se destacar entre os demais candidatos. 

Além disso, a entrevista de estágio pode ser um momento de grande ansiedade e nervosismo, especialmente para aqueles que estão buscando sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. 

É nessa hora que é fundamental ter um bom desempenho e causar uma boa impressão para o recrutador.⁣

Mas como se sair bem em uma entrevista de estágio? Quais são as principais dicas para se destacar entre os candidatos e conquistar a vaga? 

Neste artigo, vamos apresentar 7 estratégias eficazes para ajudar universitários a se prepararem para a primeira entrevista de estágio e terem sucesso nessa etapa.

Vamos lá?

 

7 dicas para se sair bem na entrevista de estágio⁣

 

1. Pesquise sobre a empresa e a vaga

Antes da entrevista, é importante pesquisar sobre a empresa e a vaga para a qual você está se candidatando. 

Procure informações sobre a cultura organizacional, os valores da empresa, seus produtos ou serviços, e até mesmo sobre quais são os tipos de profissionais que trabalham lá.

Além disso, tente entender quais são as habilidades e competências que a empresa espera para a vaga de estagiário. 

Com essas informações em mãos, você pode se preparar melhor para a entrevista e demonstrar que é um candidato alinhado com as expectativas da empresa.

 

2. Prepare-se para as perguntas mais comuns

Durante a entrevista, é muito provável que o recrutador faça algumas perguntas comuns, como “fale sobre você”, “quais são seus pontos fortes e fracos” ou “por que você quer trabalhar conosco?”. 

Para se preparar para essas perguntas, pense em suas habilidades, experiências e realizações que possam ser relevantes para a vaga. É importante também ter em mente o que você gostaria de destacar em relação aos seus objetivos e o que espera do estágio.

Um exemplo prático de como se preparar para as perguntas comuns é fazer uma autoanálise. Pense em exemplos concretos que demonstrem essas características. 

Além disso, reflita sobre o que o estágio pode oferecer para o seu desenvolvimento profissional e como ele se relaciona com seus objetivos de carreira.⁣

Ao se preparar para essas perguntas, você terá mais confiança durante a entrevista e conseguirá transmitir suas habilidades e experiências de forma clara e objetiva, aumentando as suas chances de impressionar o recrutador. 

E não se preocupe se nunca teve experiências anteriores, foque em demonstrar o que você pode acrescentar a empresa. E caso tenha tempo, busque desenvolver experiências através de trabalhos voluntários em ONGs, empresas juniores, projetos de pesquisa e até em trabalho temporário de férias.

 

3. Pratique suas respostas

Para se sentir mais confiante durante a entrevista, é importante praticar suas respostas para as perguntas mais comuns. 

Existem diversas maneiras de praticar suas respostas antes de uma entrevista de estágio. Uma opção é fazer uma lista das possíveis perguntas que o recrutador pode fazer e escrever suas respostas para cada uma delas. 

Isso ajudará você a organizar seus pensamentos e a ter um roteiro de respostas para seguir durante a entrevista.⁣

Outra opção é simular uma entrevista de estágio com um amigo ou parente. Peça para que a pessoa faça as perguntas mais comuns da entrevista e tente respondê-las da forma mais clara e objetiva possível. 

Além disso, peça feedback sobre sua postura, tom de voz e linguagem corporal.⁣

Uma dica importante é não decorar suas respostas, mas sim entendê-las e adaptá-las para cada entrevista. 

Cada empresa e recrutador pode ter suas próprias perguntas e expectativas, por isso é importante ter flexibilidade e adaptabilidade para responder da melhor forma possível.

 

4. Vista-se adequadamente

Ao escolher a roupa, leve em consideração o tipo de empresa e o cargo que você está se candidatando. 

Em empresas mais conservadoras, é comum usar trajes formais, como terno e gravata para homens e terninho ou vestido social para mulheres. 

Já em empresas mais informais, pode-se optar por roupas mais descontraídas, mas sem exageros.⁣

entrevista de estágio

 

Além disso, é importante cuidar da higiene pessoal, como aparar a barba, cuidar das unhas e cabelos e não exagerar na maquiagem. O objetivo é transmitir uma imagem de profissionalismo e seriedade.⁣

É fundamental lembrar que a primeira impressão é essencial e a aparência é um dos fatores que influenciam esse impacto.

Portanto, ao se vestir adequadamente, você mostra ao recrutador que se importa com a imagem que transmite e que está levando a entrevista a sério.

 

5. Chegue com antecedência

É importante ter em mente que chegar muito antes do horário marcado pode passar uma imagem negativa, entretanto se atrasar para uma entrevista pode ser muito prejudicial para o seu desempenho e até mesmo critério de eliminação.

É recomendável chegar cerca de 10 a 15 minutos antes do horário combinado, o que permite que você tenha tempo para se acalmar, revisar suas anotações e se preparar mentalmente para a entrevista.

Caso aconteça algum imprevisto que possa atrasá-lo, como trânsito ou transporte público lotado, avise imediatamente o recrutador, mostrando que você se importa com a pontualidade e respeita o tempo da empresa.⁣

Outra dica importante é verificar com antecedência a localização da empresa e planejar sua rota, evitando possíveis contratempos durante o trajeto.

 

6. Fale com clareza e objetividade

Durante a entrevista, evite respostas longas e confusas, e use uma linguagem clara e acessível. Isso demonstra que você é um comunicador eficiente e que consegue se expressar de forma assertiva.

Além disso, é importante lembrar que a comunicação não verbal também é muito importante. Mantenha contato visual com o entrevistador, demonstre interesse no que ele está falando e evite gesticular em excesso. 

A forma como você se comunica também pode transmitir confiança e segurança, o que é essencial para causar uma boa impressão.⁣

Uma dica importante é se você não entender alguma pergunta, não tenha medo de pedir para que ela seja esclarecida. Responder algo que não foi perguntado pode demonstrar falta de atenção e comprometimento.⁣

Por fim, lembre-se de que a entrevista é uma oportunidade de apresentar suas habilidades e competências. Portanto, destaque sempre aquilo que é relevante para a vaga em questão.

 

7. Busque aperfeiçoamento e conhecimento nas áreas que você deseja atuar

Uma das dicas mais importantes para se sair bem em uma entrevista de estágio é mostrar que você está buscando sempre aprimoramento e conhecimento nas áreas em que deseja atuar. 

Nesse sentido, o Realizzare pode ser um grande aliado na sua busca por qualificação e desenvolvimento profissional.⁣

Com mais de 100 cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento, o Realizzare oferece a oportunidade de você se capacitar e adquirir novas habilidades que podem fazer a diferença no momento da entrevista. 

Além disso, os cursos do Realizzare são online e flexíveis, permitindo que você estude no seu próprio ritmo e adapte a sua rotina de acordo com as suas necessidades. 

E o melhor de tudo é que você pode adquirir novos aprendizados sem sair de casa e de forma gratuita.⁣

Ao buscar aprimoramento nas áreas que deseja atuar, você mostra para o recrutador que está engajado e comprometido em se desenvolver profissionalmente, o que pode ser um diferencial na hora da seleção para uma vaga de estágio. 

Por isso, não deixe de aproveitar as oportunidades de qualificação que o Realizzare oferece e se prepare da melhor forma para as entrevistas de estágio.⁣

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada…

Ler mais »

estudante de cursos rápidos grátis

10 opções de cursos rápidos e gratuitos para você fazer!

Se você é estudante, profissional atuante no mercado ou se está em busca de novos aprendizados, este é o momento ideal para você se atualizar, profissionalizar e se qualificar com nossos cursos rápidos e gratuitos.  Aproveite aquele tempinho livre que…

Ler mais »

universitários procurando cursos gratuitos com certificado para horas complementares

55 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares

Precisando de cursos gratuitos com certificado para horas complementares?! Então, você chegou ao lugar certo! Se você é aluno de Graduação sabe que uma de suas “obrigações contratuais” com a faculdade é realizar um determinado número de horas complementares (ACCs)…

Ler mais »

Rolar para cima