dentista segurança instrumento de trabalho

8 ações indispensáveis de biossegurança em odontologia

Você sabe o que significa a biossegurança em odontologia e qual a relevância em adotar as medidas na sua clínica?

A biossegurança sempre foi um assunto essencial no dia a dia de consultórios, pois tem como objetivo garantir a segurança dos cirurgiões dentistas, pacientes, colaboradores e até mesmo da comunidade ao redor.

É por meio dela que são implementadas medidas para prevenção de acidentes que envolvam causas biológicas, ou seja, a contaminação de doenças causadas por fungos, protozoários, vírus, parasitas e entre outros.

E com a pandemia proveniente da COVID-19, esta temática se tornou ainda mais relevante para as clínicas odontológicas, buscando normas que minimizem a proliferação desse vírus e outros riscos envolvidos.

Hoje, são diversas providências que devem ser tomadas para assegurar a integridade de todos os envolvidos direta ou indiretamente em um consultório odontológico. E, além dessas normas, é preciso que todos saibam aplicar as boas práticas da biossegurança na rotina.

Então, se você é dentista, estudante na área ou colaborador de uma clínica, fique ligado em nosso artigo. Aqui você vai aprender a fundo sobre a biossegurança em odontologia e conhecer 8 ações a serem adotadas para estabelecer de vez esses cuidados, preservando assim o ambiente e os indivíduos que são fundamentais para o funcionamento de uma clínica.

 

Biossegurança em odontologia: divisão das áreas de risco

Um consultório odontológico é um dos ambientes com maior registros de casos de contaminação por agentes biológicos, e isso ocorre pois há um contato muito próximo do profissional com os pacientes, sendo muitas vezes expelidos através da secreção da saliva e do sangue dos próprios pacientes. Como resultado, pode haver um efeito dominó em todos os outros indivíduos próximos ao local.

Portanto, a concretização de protocolos de biossegurança em odontologia são indispensáveis.

O espaço de um consultório odontológico pode ser dividido em diversas áreas para atender públicos diferentes, sendo os próprios profissionais, a equipe ou os pacientes. E essa divisão normalmente é feita em: recepção, salas de espera, sala de estoque de equipamentos, sala de atendimento, sala de esterilização, sala de Raio X e diversas outras, sendo que cada um desses ambientes possui um nível de risco de transmissão, exigindo assim medidas diferentes de biossegurança.

 

Áreas críticas

São caracterizadas como aquelas que todos os indivíduos (dentistas, pacientes e equipe) possuem acesso, onde há existência de agentes biológicos e o risco de transmissão é maior devido ao contato direto, como a sala de atendimento e a recepção. Nessas áreas a esterilização precisa ser constante.

 

Áreas semicríticas

São espaços em que os pacientes têm pouco contato, como o laboratório de exames. Onde há a existência de agentes biológicos, mas a transmissão direta para pacientes é quase mínima.

 

Áreas não críticas

As áreas não críticas são consideradas aquelas em que os pacientes não possuem nenhum tipo de contato direto e não há existência de agentes biológicos, como a administração e cozinha.

Mas saiba que nenhuma área é 100% livre de contaminação e transmissão, mas ao adotar corretamente os protocolos de biossegurança em odontologia, o risco diminui. 

 

8 ações de biossegurança em odontologia que você precisa conhecer!

Confira a seguir as 8 ações que você pode implementar em seu consultório imediatamente de acordo com os ambientes e os quatro grupos envolvidos diretamente nesse ecossistema: clínica, dentistas, pacientes e colaboradores!

 

Biossegurança para clínica odontológica

 

1 – Higienização do ambiente e instrumentos

Durante uma consulta, o número de secreções emitidas são incontáveis, podendo conter agentes biológicos. E com isso, para evitar a contaminação, é essencial que os espaços sejam higienizados constantemente e sempre ao final de um atendimento, sendo através da: assepsia, antissepsia, limpeza, desinfecção e esterilização. Ainda assim, é preciso utilizar os produtos adequados, como hipoclorito de sódio 1%, álcool 70% e outros.

 

2 – Alertas Visuais

É primordial que contenha placas bem visuais espalhadas em toda clínica e que esteja visível para todos os frequentadores com as instruções e orientações a respeito dos protocolos.

 

Biossegurança odontológica para profissionais

 

3 – Paramentação

Devido a proximidade do dentista com o paciente, uma ação importante de biossegurança em odontologia é que o profissional faça uso de luvas específicas, gorro, avental, máscaras, óculos ou protetor facial. Ainda, suas mãos devem estar sempre higienizadas com água, sabão e álcool 70%.

 

4 – Desparamentação

Além da importância de se proteger ao colocar os equipamentos, é muito importante o cuidado na hora de sua remoção, sendo necessária a higienização de rostos e mãos após o descarte.

 

Biossegurança odontológica para colaboradores

 

5 – Uso de EPI’s

O uso de equipamento de proteção individual é desenvolvido para a proteção e tem como objetivo reduzir o contato dos envolvidos nessa rotina com os agentes biológicos. Além dos citados para os profissionais, os outros colaboradores devem usar calçados e vestimentas específicas.

 

 6 – Descarte adequado dos materiais

A equipe e os colaboradores irão auxiliar o dentista no dia a dia, e para que exerçam as funções determinadas, precisam tomar cuidado, além dos citados acima, com o descarte dos materiais utilizados durante um atendimento.

O lixo produzido em consultórios odontológicos é considerado resíduo de saúde e, para evitar o contato infeccioso, é recomendado a aquisição de lixeiras com tampa acionada pelo pedal acondicionado com o saco de lixo ou sacos que possuem o símbolo de substância infectante que consta na NBR-7500 da ABNT de março de 2021.

 

Biossegurança odontológica para pacientes

 

7 – Cuidados ao chegar e sair da clínica

É preciso que haja uma fiscalização e controle muito importante sobre esse tópico no dia a dia do seu consultório, se atente a pacientes que chegam com sintomas de tosse, coriza, gripe e outros. Oriente-os sempre a entrar com máscaras e higienizar as mãos com  álcool em gel 70% espalhados pela clínica.

E ao sair do consultório, recomende-os a terem atenção ao entrar em contato com outras pessoas de fora, lembre-os de antes de tocarem qualquer superfície, lavar as mãos com água e sabão e, novamente, higienizar com álcool 70%.

 

Biossegurança odontológica para todos os grupos

 

8 – Imunização por meio de vacinas

A última ação de biossegurança em odontologia que separamos para você é sobre a imunização pelas vacinas. É essencial que você como profissional da saúde, pelo maior contato com doenças infectocontagiosas, esteja sempre bem imunizado e, consequentemente, oriente os seus colaboradores e pacientes a estarem com o calendário vacinal sempre em dia.

Saiba que, de acordo com a ANVISA, as imunizações fundamentais para os profissionais de odontologia são: Hepatite B, Influenza, Tríplice Viral e Dupla tipo adulta, além de todas as doses da vacina contra o coronavírus.

 

Conte com o Realizzare para aprender mais sobre os protocolos de biossegurança em odontologia!

A ANVISA é o órgão responsável pelo desenvolvimento, atualização e fiscalização das normas de segurança em instituições de saúde e é de extrema necessidade que sua clínica esteja em dia quanto a estes protocolos, pois só assim você estará garantindo a sua segurança, dos seus colaboradores e pacientes.

Saiba que é obrigação e dever de todo profissional da área de saúde o conhecimento adequado sobre os cuidados e normas vigentes.

E, pensando nisso, o Realizzare elaborou um Curso Online Gratuito de Biossegurança em Odontologia, onde você terá a oportunidade de se aprofundar ainda mais nessa temática e conhecer diversos outros procedimentos necessários. O estudo é fundamental para você proprietário da clínica, funcionário, estagiário ou estudante que busca se especializar nesse campo. 

Após finalizar o curso, você poderá emitir o certificado válido em todo Brasil mediante ao pagamento de uma pequena taxa, que é utilizada para manutenção de nossa plataforma e para o desenvolvimento de novos cursos. Você poderá utilizar essa certificação para comprovação de seu conhecimento, qualificação profissional e até para horas complementares para faculdade.

Clique aqui e faça agora a sua matrícula gratuitamente!

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada…

Ler mais »

estudante de cursos rápidos grátis

10 opções de cursos rápidos e gratuitos para você fazer!

Se você é estudante, profissional atuante no mercado ou se está em busca de novos aprendizados, este é o momento ideal para você se atualizar, profissionalizar e se qualificar com nossos cursos rápidos e gratuitos.  Aproveite aquele tempinho livre que…

Ler mais »

universitários procurando cursos gratuitos com certificado para horas complementares

55 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares

Precisando de cursos gratuitos com certificado para horas complementares?! Então, você chegou ao lugar certo! Se você é aluno de Graduação sabe que uma de suas “obrigações contratuais” com a faculdade é realizar um determinado número de horas complementares (ACCs)…

Ler mais »

Rolar para cima