educação inclusiva

O que é educação inclusiva e porque ela é importante?

O acesso à educação é um direito garantido a todas as pessoas, estando assegurado na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU e também na Constituição brasileira.

A importância desse direito, entre outros aspectos, está no seu caráter inclusivo, uma vez que ele se estende a todos os indivíduos, independentemente de sua idade, gênero, etnia, religião, orientação sexual e preferência política, além das pessoas com necessidades especiais, tais como portadoras de deficiência física ou mental.

Continue com a gente neste artigo, pois vamos falar sobre o que é educação inclusiva, abordar a sua importância e mostrar porque ela é essencial para a formação de cidadãos conscientes, bem como para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, capaz de oferecer oportunidades igualitárias para todos, sem qualquer viés de preconceito ou discriminação.

 

O que é educação inclusiva?

A educação inclusiva representa um modelo de ensino que se caracteriza por oferecer, em um mesmo ambiente escolar, condições igualitárias de escolarização para todas as pessoas, sem que haja, por exemplo, a separação entre alunos que possuem necessidades especiais e os que não possuem.

Assim, a proposta é que as diferenças sejam valorizadas, fazendo com que a escola seja o palco de uma convivência respeitosa e diversificada, não apenas entre estudantes, mas englobando também seus familiares, o corpo docente e os funcionários que trabalham no local.

Para conhecer um pouco mais sobre o que é educação inclusiva, vale a pena assistir ao vídeo DIVERSA – Educação inclusiva na prática, do Instituto Rodrigo Mendes:

 

Qual é a importância da educação inclusiva?

Uma das principais características da diversidade é permitir que as pessoas reconheçam que cada indivíduo é único ao seu jeito, tendo sua própria história de vida, aparência, influências culturais, preferências e capacidade física e intelectual.

Dessa forma, passam a compreender a importância da universalização da educação, ao mesmo tempo em que percebem que a convivência entre “diferentes” é uma oportunidade única de crescimento pessoal.

A inclusão permite que todos os estudantes, desde o início de sua história escolar, possam aprender uns com os outros, interagir entre si e experimentar uma vida em comunidade.

Isso faz com que as diferenças não sejam encaradas como obstáculos, mas, sim, como um aspecto normal da vida, que se estende inclusive para fora dos muros da escola.

Nesse aspecto, também é importante ressaltar o papel das famílias como elemento fundamental para a construção de valores éticos e morais, como o respeito ao próximo.

A construção de uma sociedade mais justa e inclusiva somente é possível quando essa conscientização também é trabalhada em casa.

 

Educação inclusiva e educação especial são a mesma coisa?

Esta é uma dúvida muito comum, que costuma confundir as pessoas de uma maneira geral.

A educação especial é formada por um conjunto de metodologias que têm o objetivo de desenvolver habilidades específicas em alunos portadores de algum tipo de deficiência, seja de ordem motora, visual, auditiva ou mesmo intelectual.

Os propósitos da educação inclusiva são distintos. Ela se caracteriza por ser um processo de caráter educativo e social, que promove a diversidade em todos os aspectos no ambiente escolar.

Assim, incentiva que as diferenças convivam sem qualquer tipo de barreira ou preconceito, servindo de alicerce para que a aprendizagem acadêmica e social aconteça de maneira plena, culminando com a formação de cidadãos conscientes da importância de construir uma sociedade mais justa, com direitos iguais para todos.

É com esse espírito de universalização que o Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado em 2014, estabelecendo a conduta de educação inclusiva que as escolas devem adotar na Pré-Escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio, contemplando alunos de 4 a 17 anos.

O PNE determina que todos os estudantes, sem exceção, sejam acolhidos pela escola regular, fazendo com que os alunos portadores de algum tipo de deficiência não tenham mais que frequentar as chamadas “escolas especiais”.

Para isso, as unidades escolares devem ser equipadas com os devidos recursos que as tornem capazes de oferecer o suporte educacional necessário que os alunos demandam para o bom encaminhamento do seu aprendizado.

 

educação inclusiva

 

Que princípios norteiam a educação inclusiva?

Agora que você já entendeu o que é educação inclusiva, vamos nos aprofundar no tema.

Existem cinco princípios fundamentais que sustentam a educação inclusiva e que devem estar sempre claros na mente de professores e outros profissionais ligados ao processo de aprendizagem nas escolas. São eles:

 

1. Todas as pessoas têm direito ao acesso à educação

A educação é um direito universal e eventuais deficiências físicas, intelectuais ou de outra natureza que a pessoa tenha não podem impedir o acesso ao ensino.

 

2. Qualquer pessoa tem condições de aprender

Todos os indivíduos são capazes de aprender. A eventual diferença que pode existir entre eles é o caminho que cada um irá percorrer em termos de aprendizado para alcançar o conhecimento.

 

3. Cada pessoa possui um processo individual de aprendizagem

Métodos tradicionais de ensino podem ser suficientes para algumas pessoas. Outras podem demandar recursos mais elaborados. Mas a verdade é que todos podem ter acesso ao aprendizado e devem ser incentivados a obtê-lo.

 

4. A convivência da diversidade em um ambiente escolar comum traz benefícios para todos

Manter contato com a diversidade é fundamental para a formação do indivíduo em vários aspectos, dando a ele a consciência de cidadania e de sociedade justa. Todos, sem exceção, se beneficiam da inclusão escolar e social.

 

5. Educação inclusiva é um direito de todos

O conceito de “o que é educação inclusiva” faz parecer que, num primeiro momento, os benefícios sociais e de aprendizado irão recair apenas sobre os alunos com deficiência ou outro tipo de diferença (física, mental, étnica, cultural, social etc.).

Isso é um erro grosseiro, uma vez que, ao conviver diariamente com a diversidade, os demais estudantes levarão consigo lições que os acompanharão pelo resto da vida.

 

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