alunos estudando

Passo a passo de como montar um cronograma de estudos

A organização é o primeiro passo para o sucesso. Por isso, neste texto você vai aprender como montar um cronograma de estudos.

Você já teve a sensação de que o dia tem muito menos horas do que seria necessário para que todas as tarefas e atividades pudessem ser cumpridas adequadamente?

Se você é estudante universitário, ou ainda busca ser aprovado no vestibular, no ENEM ou concurso, certamente já experimentou em algum momento o sentimento frustrante de que 24 horas não são suficientes para tudo o que precisa ser feito ao longo de um dia, não é mesmo?!

Afinal, são tantas disciplinas a serem estudadas, provas e mais provas que não acabam mais, um sem número de trabalhos e leituras… sem contar as horas complementares para quem já está na faculdade!

Mas, apesar de tantos afazeres, temos uma boa notícia: tudo isso tem solução! Acredite!

E a prova é que milhões de outros alunos já passaram por isso antes de você e foram capazes de conquistar seus objetivos: concluíram a Graduação ou foram aprovados na seleção que tanto sonhavam.

Quer saber como? Então, fique com a gente neste conteúdo. Você vai aprender algumas técnicas de como montar um cronograma de estudos, que vão ajudá-lo a administrar o seu tempo, permitindo que possa realizar com eficiência tudo o que precisa ser feito.

 

Cronograma de estudos: o segredo para um bom desempenho!

O estudante que deseja superar os desafios de cumprir com as suas atribuições acadêmicas deve saber identificar e organizar cuidadosamente no tempo tudo o que precisa ser feito ao longo dos dias.

Em outras palavras, precisa montar um cronograma de estudos!

Dessa forma, será capaz de estabelecer uma rotina que contemple todas as suas obrigações estudantis, sem deixar de lado os momentos de lazer e descanso junto à família e amigos, que são fundamentais para a manutenção da sua saúde física e mental.

Vamos ver a seguir 6 dicas de como montar um cronograma de estudos. Acompanhe!

 

1. Identifique e escreva tudo o que precisa ser feito

Este é o ponto de partida! Faça uma lista de todas as suas atividades para não esquecer de nada.

Na sequência, comece a montar um calendário, incluindo finais de semana e feriados. Uma boa dica para organizar tudo é contar com aplicativos, como Google Agenda, Excel ou Trello

cronograma de estudos

O objetivo é eliminar as improvisações da sua rotina. Dessa forma, a cada manhã, você saberá exatamente o que precisa ser feito durante o dia, pois tudo está previsto no seu planejamento.

Assim, o primeiro passo é identificar as tarefas que têm dia e horário definidos, como aulas presenciais e cursos online ao vivo, preenchendo os respectivos campos. Não se esqueça de considerar o tempo necessário para deslocamento.

O restante será alocado nos espaços que sobraram.

 

2. Organize o tempo disponível

Aqui se dá a montagem do quebra-cabeças! Distribua as tarefas “sem horário fixo” ao longo do tempo.

Isso inclui os períodos de estudo para provas, elaboração de trabalhos acadêmicos, cumprimento de horas complementares para a faculdade, deslocamentos e, não menos importante, as horas dedicadas ao descanso e lazer.

Além disso, segue uma dica não muito intuitiva, mas de fundamental importância: deixe duas ou três horas na semana sem qualquer atividade. Esse “tempo livre” poderá ser utilizado caso haja algum tipo de imprevisto, sem prejudicar o restante do cronograma.

Feito isso, você consegue ter uma visão completa do seu calendário, com o tempo que tem disponível para cumprir suas atividades.

 

3. Defina períodos dedicados a cada conteúdo específico

Agora que você determinou em que momentos cada tipo de atividade será realizada, chegou a hora de distribuir os diversos conteúdos ao longo do tempo.

Para isso, é interessante fazer um levantamento das datas de provas, entrega de trabalhos e outros compromissos, pois são eventos pré-estabelecidos no tempo que determinam a montagem do seu calendário.

Assim, você irá otimizar a distribuição dos respectivos conteúdos em seu cronograma, de maneira a garantir horas de estudo para cada disciplina e o cumprimento eficiente de todo o cronograma de entregas.

 

4. Adote metas realistas em relação aos horários

A construção de um cronograma de estudos exige que você seja honesto consigo mesmo. De nada adianta “forçar” uma rotina que você não conseguirá cumprir.

Além de não ser eficiente, isso vai acarretar um sentimento de frustração que só trará mais dificuldades.

Por isso, fique atento às seguintes recomendações:

  • Coloque em prática o autoconhecimento: se a sua capacidade de raciocínio é maior em um determinado período do dia, reserve essas horas para as atividades que demandam maior concentração, deixando as tarefas mais leves para outros momentos. 
  • Realize as atividades relacionadas à mesma disciplina num mesmo dia. Ao “misturar conteúdos diferentes”, você deixa de aproveitar toda a sua capacidade mental de concentrar os esforços num mesmo assunto, diminuindo sua produtividade.
  • Ao elaborar o cronograma, considere sempre um intervalo de 5 a 10 minutos entre cada atividade. Esse tempo é importante para que o seu cérebro possa descansar e se preparar para as próximas tarefas.

 

5. Registre seu cronograma de estudos em uma planilha

Montar e colocar em prática um cronograma de estudos é um processo dinâmico, que deve ser avaliado periodicamente.

Por essa razão, é importante que todas as atividades sejam registradas em planilhas ou outro tipo de aplicativo eletrônico em que seja possível a visualização constante do seu andamento.

Dessa forma, além de indicar o status de cada tarefa (concluída, em andamento ou não realizada), “enxergar” o calendário como um todo permite que o indivíduo identifique pontos de melhoria, a fim de realizar as modificações necessárias no planejamento que garantam a eficácia de suas ações.

 

6. Não menospreze os períodos de descanso e lazer

O organismo humano é uma máquina extraordinária, mas que necessita de intervalos de descanso em meio a grandes períodos de trabalho e concentração.

Quando planejar seu cronograma de estudos, reserve tempo livre para que a mente possa se recuperar.

Isso significa que você deve reservar horas que serão dedicadas ao lazer, à convivência com amigos e familiares, à boa alimentação e, principalmente, a um período de sono que proporcione descanso físico e intelectual.

Se sua mente estiver cansada e estressada, todo o esforço será insuficiente para alcançar os objetivos que você planejou.

 

Inclua o Realizzare Cursos no seu cronograma de estudos!

A plataforma Realizzare de Ensino à Distância oferece dezenas de cursos online grátis a estudantes e profissionais que desejam aumentar seu conhecimento a respeito de assuntos relacionados à sua área de atuação.

Ao mesmo tempo, são excelentes opções para os alunos de Graduação que necessitam cumprir a carga de horas complementares, exigidas pelas faculdades.

Agora que você conhece as melhores práticas de como montar um cronograma de estudos, também é importante desenvolver métodos de estudo que auxiliam a aprender mais. A gente tem um conteúdo bacana que fala sobre isso. É só clicar no link!

Com todas essas técnicas, fica fácil selecionar o curso online grátis de sua preferência oferecido pelo Realizzare e encaixar no seu calendário pessoal, de acordo com a sua disponibilidade e conveniência.

Como os cursos são 100% online, as aulas armazenadas em nuvem podem ser vistas a qualquer tempo, com o aluno definindo o seu próprio ritmo de estudos. Prático, não?!

Além disso, vale lembrar que os cursos livres online da plataforma Realizzare são gratuitos para matrícula e acesso aos conteúdos.

Após finalizar e ser aprovado no teste final de avaliação, o estudante pode solicitar o Certificado Digital de Conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

O documento serve de comprovante de realização de horas complementares, devendo ser apresentado na secretaria do curso acadêmico.

Pode, ainda, ser anexado ao Currículum Vitae, validando e demonstrando ao mercado o conhecimento adquirido pelo futuro profissional.

Vale muito a pena, não acha?!  

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

Página de cursos QueroBolsa em parceria com o Realizzare

O que é a QueroBolsa? Como funciona? Vale a pena?

Já pensou em fazer um curso superior, uma pós-graduação, se qualificar ou estudar algo novo para aprimorar suas habilidades, mas o investimento parece alto demais? A falta de qualificação profissional é um desafio crescente no mercado de trabalho. Um diagnóstico…

Ler mais »

sucesso acadêmico

9 estratégias para alcançar o sucesso acadêmico em 2025

Você já parou para pensar como este ano pode ser um capítulo transformador em sua jornada acadêmica? Seja você um estudante que está aproveitando as férias para se organizar ou um profissional em busca de novos conhecimentos, saiba que 2025…

Ler mais »

entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada…

Ler mais »

Rolar para cima