Diagrama de Ishikawa

Diagrama de Ishikawa: o que é, para que serve e como usar

No mundo acadêmico, a busca por métodos eficazes de estudo é constante. Entre as diversas ferramentas disponíveis, o Diagrama de Ishikawa se destaca como uma poderosa técnica de análise e organização de informações. 

Mas o que é o Diagrama de Ishikawa? É uma ferramenta gráfica que possibilita a identificação e análise das possíveis causas de um problema específico, utilizada muito em setores industriais, gestão de processos internos em empresas e também na área da educação.

No contexto universitário, esse método pode ser utilizado como um mapa mental para identificar as razões por trás de dificuldades de aprendizagem, como falta de concentração, má gestão do tempo ou problemas de compreensão. 

Gostou dessa estratégia de estudo? Continue a leitura para conhecer tudo sobre o Diagrama de Ishikawa, desde sua origem até sua aplicação em detalhes no ambiente universitário. 

 

O que é o Diagrama de Ishikawa?

Também conhecido como diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe, é uma técnica visual utilizada para identificar e organizar as possíveis causas de um problema ou fenômeno específico. 

Essa ferramenta foi desenvolvida na década de 1960 no Japão durante o boom da indústria automobilística, pelo engenheiro e renomado professor da Universidade de Tóquio, Kaoru Ishikawa, que foi um especialista em gestão de qualidade.

O Diagrama de Ishikawa foi inicialmente utilizado para identificar as causas de defeitos em processos produtivos e assim adicionar possíveis soluções. Com o tempo, sua aplicação se expandiu para outras áreas, incluindo a educação.

 

Para que serve a ferramenta e como ela funciona?

Imagine o Diagrama de Ishikawa como um esqueleto de peixe, onde a espinha representa o problema central que se deseja investigar. A partir dessa espinha, são desenhados ramos que representam diferentes categorias de causas que podem estar contribuindo para o problema. 

Essas categorias são frequentemente denominadas os “6Ms”: Método, Mão de obra, Material, Medida, Meio ambiente e Máquina. Veja um modelo de como é o Diagrama de Ishikawa:

Exemplo de Diagrama de Ishikawa

Ao utilizar o Diagrama de Ishikawa, uma equipe ou indivíduo pode realizar uma análise sistemática e visual das possíveis causas do problema, o que facilita a compreensão das relações entre os diferentes fatores envolvidos. Isso permite uma abordagem mais estruturada na busca por soluções eficazes.

 

O que são os 6M’s?

Como você viu, os 6M’s são as categorias que representam as possíveis causas de um problema no Diagrama de Ishikawa, sendo:

 

1. Método

Relacionado aos procedimentos ou métodos utilizados para realizar uma tarefa ou processo. Isso inclui as etapas seguidas e a eficácia do método.

 

2. Mão de obra

Refere-se às pessoas envolvidas no processo ou problema, incluindo suas habilidades, treinamento e motivação.

 

3. Material

Refere-se aos materiais ou insumos utilizados no processo. Isso pode incluir matérias-primas, suprimentos e produtos acabados.

 

4. Medida

Refere-se aos métodos de medição e avaliação utilizados para monitorar o processo ou problema. Isso inclui indicadores de desempenho, métricas de qualidade e ferramentas de monitoramento.

 

5. Meio ambiente

Relaciona-se ao ambiente físico ou contexto em que o processo ocorre. Isso inclui fatores como temperatura, umidade, iluminação, espaço de trabalho, entre outros.

 

6. Máquina

Diz respeito aos equipamentos, ferramentas ou tecnologias utilizados no processo. Isso inclui a condição, manutenção e eficiência das máquinas.

 

Quais os benefícios do Diagrama de Ishikawa?

Os benefícios de utilizar o Diagrama de Ishikawa são inúmeros, além de ajudar na identificação e análise de problemas, essa técnica também promove:

 

1. Comunicação eficaz

Facilita a comunicação entre membros de uma equipe ou grupo de estudo, permitindo uma compreensão compartilhada do problema e das possíveis soluções.

 

2. Tomada de decisão embasada em dados

Baseia as decisões em dados concretos e evidências, em vez de suposições ou opiniões subjetivas.

Ah! E ao utilizar essa estratégia para estudos, há outros diversos benefícios, como:

 

3. Desenvolvimento do pensamento crítico

Estimula o pensamento crítico ao analisar as múltiplas causas de um problema e avaliar suas interações e impactos.

 

4. Colaboração efetiva

Promove a colaboração entre membros de um grupo de estudo ao envolvê-los na identificação e análise das causas de um problema acadêmico.

 

5. Melhoria do desempenho acadêmico

Ao identificar e resolver as causas subjacentes de problemas acadêmicos, como dificuldades de aprendizagem ou baixo desempenho em provas, o Diagrama de Ishikawa pode contribuir para uma melhoria significativa do desempenho acadêmico dos estudantes.

 

Como usar o Diagrama de Ishikawa na faculdade?

No contexto universitário, ele é especialmente útil para analisar as razões por trás de dificuldades de aprendizagem. Veja algumas maneiras de usar o Diagrama de Ishikawa na faculdade:

 

Identificar as causas de dificuldades de aprendizagem

Se você está enfrentando dificuldades em compreender um determinado assunto ou em obter bons resultados em suas avaliações, o Diagrama de Ishikawa pode ajudar a identificar as possíveis razões por trás desse problema. 

Por exemplo, as causas podem incluir falta de compreensão do material, falta de tempo para estudar adequadamente, métodos de estudo ineficazes, entre outros.

 

Planejamento de projetos de pesquisa

Ao realizar projetos de pesquisa ou trabalhos acadêmicos, é importante identificar todos os fatores que podem influenciar o sucesso do projeto. Usando o Diagrama de Ishikawa, você pode listar as diferentes variáveis ​​que podem afetar seu trabalho, como acesso a recursos, habilidades de pesquisa, gerenciamento de tempo e até mesmo fatores externos como eventos inesperados.

 

Melhoria do desempenho acadêmico

Se você deseja melhorar seu desempenho acadêmico de forma geral, o Diagrama de Ishikawa pode ser uma ferramenta útil para identificar as áreas que precisam de atenção. Você pode listar categorias como organização pessoal, hábitos de estudo, gerenciamento de tempo, suporte acadêmico disponível e assim por diante.

Agora, veja o passo a passo para criação de um Diagrama de Ishikawa para um problema específico relacionado aos estudos universitários. É uma excelente dica de estudos!!

 

Como fazer um Diagrama de Ishikawa?

Para criar um Diagrama de Ishikawa eficiente para estudos, é importante seguir alguns passos básicos. Como exemplo, vai ser utilizado o problema de “baixo desempenho” em uma disciplina específica.

 

1. Identificar o problema central

No exemplo, o problema central é o baixo desempenho em uma disciplina específica.

 

2. Listar as causas principais

As causas principais podem ser categorizadas usando os 6Ms (Mão de obra, Método, Máquina, Material, Meio ambiente e Medição). Por exemplo:

  • Método: métodos de estudo ineficazes, falta de organização, falta de técnicas de memorização.
  • Mão de obra: falta de compreensão do conteúdo, falta de motivação ou dificuldades pessoais.
  • Material: dificuldade em entender materiais de estudo, falta de materiais de referência.
  • Medidas: dificuldade em avaliar o próprio progresso, falta de feedback dos professores.
  • Meio ambiente: distrações no ambiente de estudo, falta de um local adequado para estudar.
  • Máquina: falta de acesso a recursos adequados, como livros didáticos, acesso à internet.

 

3. Desenvolver o diagrama

Desenhe uma linha horizontal representando o problema central (baixo desempenho em uma disciplina específica) e desenhe linhas inclinadas (ramos) que representam cada uma das categorias de causas listadas acima. 

Em seguida, liste as causas específicas sob cada categoria. Veja como ficaria o Diagrama de Ishikawa como modelo de estudo:

Diagrama de Ishikawa como modelo de estudo

 

4. Analisar e tomar medidas corretivas

Depois de identificar as possíveis causas do problema, é hora de analisar cada uma delas e tomar medidas corretivas apropriadas. 

Por exemplo, se a falta de compreensão do conteúdo for identificada como uma causa principal, você pode buscar ajuda de um tutor, revisar o material com mais cuidado ou participar de grupos de estudo.

Usando esses passos, estudantes universitários podem criar e utilizar um Diagrama de Ishikawa como dica de estudo para enfrentar diversos desafios acadêmicos.

 

Tecnologia como aliada do Diagrama de Ishikawa

Nos dias de hoje, a tecnologia desempenha um papel fundamental na aplicação do Diagrama de Ishikawa. Diversas ferramentas online e softwares especializados facilitam a criação e a edição desses diagramas, tornando o processo mais ágil e eficiente para os estudantes universitários.

Com o uso de aplicativos e plataformas digitais, os estudantes podem criar Diagramas de Ishikawa de forma rápida e intuitiva, inserindo facilmente as diferentes categorias de causas e suas respectivas subcausas. 

Além disso, essas ferramentas permitem compartilhar os diagramas com colegas de estudo e professores, facilitando a colaboração e o feedback.

A tecnologia também oferece recursos adicionais, como a possibilidade de inserir gráficos, imagens e notas explicativas nos diagramas, tornando a análise das causas e a tomada de decisões ainda mais eficazes.

 

Conheça o Realizzare: seu parceiro nos estudos! 

Quer aprimorar suas habilidades acadêmicas de forma prática e eficiente? Conheça o Realizzare, a plataforma de cursos livres, online gratuitos com certificado digital acessível! 

Aproveite os cursos disponíveis para complementar seus estudos universitários, garantir horas complementares e se destacar no mercado de trabalho. Você encontra cursos desde de áreas como saúde e direito, até cursos de tecnologia e administração. Para saber mais, é só clicar no banner:

cursos gratuitos para horas complementares

Gostou desse conteúdo? Quer mais dicas de estudo? 

Leia nosso outro artigo: 9 estratégias para alcançar o sucesso acadêmico em 2024! 

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada…

Ler mais »

estudante de cursos rápidos grátis

10 opções de cursos rápidos e gratuitos para você fazer!

Se você é estudante, profissional atuante no mercado ou se está em busca de novos aprendizados, este é o momento ideal para você se atualizar, profissionalizar e se qualificar com nossos cursos rápidos e gratuitos.  Aproveite aquele tempinho livre que…

Ler mais »

universitários procurando cursos gratuitos com certificado para horas complementares

55 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares

Precisando de cursos gratuitos com certificado para horas complementares?! Então, você chegou ao lugar certo! Se você é aluno de Graduação sabe que uma de suas “obrigações contratuais” com a faculdade é realizar um determinado número de horas complementares (ACCs)…

Ler mais »

Rolar para cima