aluna estudando em casa

8 dicas para estudar em casa com produtividade e foco

Estudar em casa de forma produtiva é um grande desafio para muitos alunos.

Afinal, nosso “querido lar doce lar” normalmente é construído para que possamos descansar e desfrutar de algumas horas de lazer enquanto não estamos no trabalho, na escola ou realizando qualquer outra atividade longe dali.

No entanto, para quem está na faculdade, ou se preparando para o Enem, vestibular ou concurso público, ou dedica seu tempo para realizar cursos online para ganhar mais conhecimento, o ambiente doméstico precisa ser encarado como um local em que o foco e a concentração nos estudos devem prevalecer.

Mas como fazer isso diante de tantas tentações, como wifi liberado, televisão à disposição na sala, cama confortável para aquele momento de preguiça após o almoço, geladeira e suas delícias, apenas para citar algumas das armadilhas caseiras?

Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas que ajudam a tornar a nossa casa um ambiente propício para que os estudos sejam mais produtivos.

Entretanto, é importante frisar que você precisa fazer a sua parte, pois, sem foco e disciplina, essas sugestões podem não ter efeito e os resultados não vão aparecer.

Combinado?! Então, se concentre e vem com a gente!

 

Como tornar sua casa um ambiente ideal para os estudos?

Estudar em casa tem muitas vantagens que devem sempre ser levadas em conta.

Uma delas é não precisar se deslocar para nenhum lugar, o que representa uma grande economia de tempo, principalmente para quem sofre com o trânsito das grandes cidades.

Outro benefício é ditar o próprio ritmo de estudo, criando um calendário com datas e horários para cada matéria, dando mais tempo para aquelas que demandam maior atenção.

Para que você consiga ser efetivo e produtivo na hora de estudar em casa, confira as dicas que o Realizzare tem para você!

 

1. Tenha um lugar adequado para estudar

Escolha um lugar da casa em que você tenha tranquilidade para se concentrar nos estudos, de preferência que fique distante dos ambientes mais movimentados, como a cozinha e a sala de estar.

Tenha uma mesa ou escrivaninha em que possa distribuir seus livros, apostilas, cadernos e o computador.

Uma cadeira confortável é bastante recomendável e não se esqueça de boa iluminação.

Se não houver um cômodo que possa servir de escritório, transforme o seu quarto no melhor ambiente possível para que o seu foco esteja totalmente voltado para os estudos.

estudar em casa

 

2. Crie um calendário de estudos

Faça um levantamento das matérias que você precisa estudar em casa, bem como uma relação de datas de provas, exames e trabalhos que devem ser entregues.

Com essas informações, distribua os diferentes conteúdos ao longo do tempo, criando um calendário no qual você visualiza os compromissos de forma cronológica.

Assim, é possível priorizar o que deve ser estudado conforme as datas se aproximam.

Para te ajudar a entender, fizemos um exemplo: separamos as materiais por cores e colorimos no calendário datas importantes relacionadas a cada uma delas.

 

cronograma para estudar em casa

 

3. Defina uma rotina

Outra boa dica para estudar em casa é definir um cronograma com os horários do dia em que você vai se desligar do mundo e dirigir todo o seu foco e concentração para os estudos.

Para conseguir cumprir suas metas, você pode utilizar técnicas como o Método Pomodoro.

Ele consiste em estabelecer períodos exclusivamente dedicados às tarefas de, por exemplo, 25 minutos, intercalados com intervalos de 5 minutos para descansar a mente e o corpo.

Após 4 períodos de concentração e descanso, o intervalo é maior, de 30 minutos.

Dessa forma, ao evitar longos períodos ininterruptos, você estará criando uma rotina de estudos muito mais produtiva e satisfatória.

Uma boa dica para controlar esse tempo sem usar o celular nem ficar o tempo todo olhando para o relógio é utilizar a extensão Pomodoro do Google Chrome. 😉

Para entender mais sobre como funciona o Método Pomodoro, assista ao vídeo abaixo do Canal Socratica Português:

 

4. Identifique seus objetivos e planeje-se para alcançá-los

Bom planejamento é fundamental em qualquer atividade, e para estudar em casa não seria diferente.

Por isso, é importante saber quais são os conteúdos que serão estudados no dia e o que existe de importante em cada um deles, a fim de criar uma estratégia que permita otimizar a tarefa e economizar tempo e energia.

 

5. Desenvolva um método de estudo que se encaixe no seu perfil

É importante que o aluno saiba identificar a forma de estudar que melhor se adapta ao seu perfil, a fim de alcançar os resultados que deseja.

Existem diferentes métodos de estudo, cada um com características próprias.

No entanto, todos eles têm o mesmo objetivo: tornar o aprendizado mais rápido, eficiente e produtivo, por meio de uma maior capacidade de concentração e de gestão do tempo.

Isso faz com que o conhecimento obtido seja duradouro e não desapareça depois de terminar a prova.

Para aprender mais sobre métodos de estudo, confira nosso outro blog no link!

 

6. Bloqueie as tentações da internet

Seu objetivo é dar foco total nos estudos, certo?

Então, durante as horas em que você está estudando, fique longe dos sites de sua preferência, bem como das redes sociais.

Caso você não tenha disciplina suficiente para isso, a própria internet pode te ajudar.

O Google Chrome possui um aplicativo chamado Productivity Owl que bloqueia os sites que você deseja manter distância por um tempo, bastando cadastrar a URL de cada um deles na ferramenta.

Se você tentar acessar, uma coruja vai aparecer na tela, lembrando que você tem tarefas a cumprir. Portanto, foco nos estudos!

 

7. Estabeleça metas claras e factíveis

A motivação é um dos pilares que sustentam o aluno que estuda em casa e sabe da importância de manter o foco e a concentração para ter a produtividade necessária.

Nesse sentido, definir objetivos realistas em termos do que será estudado é fundamental para manter a motivação em alta.

De nada adianta criar a expectativa de estudar 100 páginas em um único dia e não conseguir.

Vem a frustração e, consequentemente, a sensação de não ser capaz de cumprir com as tarefas estabelecidas.

Assim, na hora de estudar em casa faça um favor a você mesmo: crie metas tangíveis e sinta-se cada vez mais estimulado ao cumprir cada uma delas.

 

8. Mentalize suas metas antes de começar a estudar

Algumas técnicas de concentração podem ser úteis para quem quer estudar em casa.

Antes de iniciar o dia, verifique quais são as metas propostas para o período e visualize mentalmente cada uma delas, dedicando uns 5 minutos de total concentração.

Escreva em um papel e cole em um local de fácil visualização, para que você tenha sempre claro ao longo do dias quais são os seus objetivos.

Dessa forma, se você se sentir cansado ou pensando em parar, relembrar quais são as tarefas do dia descritas sob a forma de metas irá manter a sua motivação para continuar a estudar sem desistir enquanto não terminar.

 

Que tal estudar em casa os cursos do Realizzare?

A plataforma Realizzare oferece a estudantes de diversas áreas uma série de cursos livres online que podem ser utilizados para aumentar o conhecimento sobre determinado assunto ou mesmo para cumprir a carga de horas complementares para a faculdade.

Ao encontrar o curso que seja do seu interesse, o aluno pode traçar uma estratégia para estudar em casa, definindo o ritmo que deseja dar ao acompanhamento das aulas conforme a sua disponibilidade de tempo.

Os cursos do Realizzare são gratuitos para matrícula, bem como o acesso ao seu conteúdo. As aulas são 100% online e as apostilas estão disponíveis para download.

Após terminar e ser aprovado na prova final de avaliação, o estudante pode solicitar o seu Certificado Digital de Conclusão, mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

O documento pode ser anexado ao Curriculum Vitae, servindo como comprovante do conhecimento adquirido frente ao mercado de trabalho.

Conheça os cursos gratuitos do Realizzare no link e dê esse importante passo em direção ao seu futuro profissional!

Entenda mais sobre a plataforma assistindo ao vídeo abaixo:

 

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada…

Ler mais »

estudante de cursos rápidos grátis

10 opções de cursos rápidos e gratuitos para você fazer!

Se você é estudante, profissional atuante no mercado ou se está em busca de novos aprendizados, este é o momento ideal para você se atualizar, profissionalizar e se qualificar com nossos cursos rápidos e gratuitos.  Aproveite aquele tempinho livre que…

Ler mais »

universitários procurando cursos gratuitos com certificado para horas complementares

55 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares

Precisando de cursos gratuitos com certificado para horas complementares?! Então, você chegou ao lugar certo! Se você é aluno de Graduação sabe que uma de suas “obrigações contratuais” com a faculdade é realizar um determinado número de horas complementares (ACCs)…

Ler mais »

Rolar para cima