pessoa colocando em prática o PGRS

Como fazer um PGRS? Conheça o passo a passo

Quer aprender o que é e como fazer um PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos)? Então, este conteúdo foi pensado para você!

É muito importante que você entenda sobre esse tema e a sua relevância para a manutenção da nossa sociedade, do cuidado ao meio ambiente e da sustentabilidade em empresas e organizações.

Se você for estudante da área ambiental, biológica ou relacionada, esse tema é de extrema importância para o complemento da sua formação. Mas, caso seja profissional da área, esse assunto irá auxiliá-lo na execução das normas e diretrizes ambientais.

Mas antes de você entender o que é o plano e como executá-lo, você precisa saber o que são resíduos sólidos, diferença para rejeitos, comumente nomeados de “lixo”, e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que rege o PGRS. 

A seguir, você confere mais detalhes sobre esse tema, sobre o plano e os 8 passos de como fazer um PGRS. Vamos lá?! 

 

Qual a diferença entre resíduos e rejeitos?

Os rejeitos são aqueles materiais que não podem ser reutilizados ou recuperados, como uma casca de ovo ou até mesmo um papel higiênico usado, tendo como destino final a disposição em aterros ou incineração. 

Já os resíduos são aqueles materiais que podem ter uma destinação final diferente dos rejeitos seguindo para a reciclagem ou até mesmo serem usados como matéria-prima para a fabricação de combustíveis. Um exemplo muito comum de resíduos são as garrafas PET’s e latas que você utiliza em seu dia a dia.

É importante também que você saiba a diferença entre destinação e disposição final, pois isso irá ajudá-lo (a) na compreensão do PGRS, sendo que o primeiro se relaciona às técnicas de recuperação de resíduos, como a própria reciclagem. Já o segundo termo, se refere à distribuição dos rejeitos nos aterros sanitários.

E você sabia que para manter essa organização, ordem e controle do descarte, foi criada em agosto de 2010 a lei Nº 12.305 da Política Nacional dos Resíduos Sólidos  (PNRS)? Continue a leitura para conferir mais informações sobre a lei!

 

O que é a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS)?

O PNRS foi criado com o objetivo de estabelecer e fixar as diretrizes para a destinação correta dos produtos pós-consumo de acordo com as leis ambientais. 

E saiba que todos nós, tanto você quanto eu, temos responsabilidade sobre os rejeitos produzidos e, por isso, estamos inseridos na política.

E ela tem como principais resoluções: 

VI  – A  cooperação  entre  as  diferentes  esferas  do  poder  público,  o  setor  empresarial  e  demais  segmentos  da sociedade;

VIII – O reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania.

Além disso, na PNRS foram determinadas as atividades que tem como obrigatoriedade a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, como veremos mais a frente.

Veja mais sobre os princípios da lei em nosso curso gratuito sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos

 

O que é o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos (PGRS)?

“Mas o que é o PGRS?” Caso você ainda não tenha familiaridade com o termo, vamos explicar os detalhes a você!

O Plano de Gerenciamento de Resíduos ou o PGRS é um documento obrigatório para empresas, empreendimentos ou organizações que entram em licitações ambientais e precisam apresentá-lo com a inserção das informações detalhadas referentes aos resíduos gerados pela atividade. 

Em outras palavras, o documento mapeia o tipo e a quantidade de resíduos sólidos que a empresa gera e indica quais são as práticas ambientais corretas para o gerenciamento desses materiais, o que inclui desde a segregação dos resíduos até a sua destinação e disposição final dos rejeitos.

Este documento é considerado a primeira etapa para conhecer o posicionamento de empresas no que se refere ao meio ambiente.

E para analisar a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos dentro das organizações, é preciso avaliar a: não geração, redução, reutilização, reciclagem,  tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Entenda quais são as obrigatoriedades das empresas em nosso curso gratuito sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 

 

Quais empresas são obrigadas a elaborar um PGRS?

As atividades que possuem obrigatoriedade de elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos estão descritas na Lei Federal 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em seu Art. 20, sendo elas:

  • Geradores de resíduos dos serviços públicos de saneamento básico, exceto os resíduos sólidos urbanos domiciliares e de limpeza urbana;
  • Geradores de resíduos industriais;
  • Geradores de resíduos de serviços de saúde;
  • Geradores de resíduos da construção civil;
  • Geradores de resíduos perigosos;
  • Geradores de resíduos de serviços de transporte;
  • Geradores de Resíduos das atividades agropecuárias e silviculturais.

Na hora de fazer o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é preciso que você caracterize o empreendimento de forma bem detalhada, citando em qual setor a atividade se insere, o processo de produção e  identificando os resíduos gerados de acordo com a atividade produtiva em questão.

Para te ajudar a preencher esse documento da forma correta, separamos os 8 passos que você deve seguir.

 

Como fazer um PGRS? 8 passos para realização!

Agora que você já entendeu o que é um PGRS, vamos ao passo a passo de como fazê-lo. Neste post, trouxemos 8 passos que todo PGRS deve seguir.

 

1. Identificar a Quantidade de Resíduos Gerados

Após a caracterização e a identificação dos resíduos produzidos, é preciso fazer um levantamento da quantidade produzida nos últimos anos para uma previsão futura, levando em consideração o volume dessa produção. 

 

2. Classificação dos Resíduos

Nessa etapa começa a classificação desses resíduos. Essa classificação deve levar em consideração as atividades que lhe deram origem e os componentes químicos do mesmo. 

E segundo a NBR 10004 da ABNT, os resíduos podem ser classificados como: Resíduos Classe I – Perigosos e Resíduos Classe II – Não Perigosos, sendo desmembrados em inerte e não inerte.

 

3. Segregação e Acondicionamento

Na terceira parte do plano, inicia a separação e o acondicionamento dos materiais para a sua destinação final. E, nessa etapa, é de extrema importância a realização da segregação de forma cautelosa para o material não perder o seu valor arrematado.

 

4. Locais para Armazenamento Temporário

Aqui é importante que os materiais segregados sejam armazenados nos locais adequados de forma temporária, bem sinalizados e dispostos de acordo com as especificações técnicas da NBR 11174 e da 12235 até a sua destinação final.

 

5. Transporte

É preciso planejar o transporte dos resíduos  de acordo com o tempo de armazenamento do local temporário e da classificação do material. Além disso, a transportadora precisa ter o licenciamento ambiental e a capacidade técnica de realizar essa função.

 

6. Destinação Final

Os resíduos que foram gerados, serão enviados às empresas que possuem licenças para receber esse material. Lembre-se que é importante se atentar a destinação correta dos resíduos, pois qualquer negligência durante esse processo, submete o gerador a corresponsabilidade desse descarte.

 

7. Metas para a Redução de Resíduos

Essa etapa é muito importante, pois é preciso identificar em quais partes do processo da produção é possível reduzir a geração desses resíduos e definir metas que sejam fáceis de cumprir. Um exemplo é a substituição de copos plásticos por copos ou canecas reutilizáveis.

 

8. Treinamento da Equipe

Na última etapa, é preciso que as empresas treinem seus funcionários e colaboradores e os apresente todas as partes deste plano, pois assim o controle e o alcance das metas serão possíveis de realizar.

É importante que você saiba que a gestão de resíduos sólidos não termina após a elaboração do plano, é preciso mantê-lo atualizado e revisado, além de buscar implementar sempre melhorias para o alcance das metas determinadas.

Entendeu como elaborar um PGRS? Para ajudar no aprendizado, veja o resumo dos processos realizados no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos:

como fazer um pgrs

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte da imagem: GUIA PARA ELABORAÇÃO PLANO DE GERECIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – PGRS (Felipe Prenholato – Raizcon)

Ainda ficou com dúvida? Então, assista uma das videoaulas do nosso Curso Gratuito de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Nela você vai aprender como fazer um PGRS:

 

 

Vale destacar que este post foi elaborado para uma aplicação de forma geral, mas possui uma abordagem mais voltada para as indústrias. Além disso, o conteúdo mínimo do PGRS deve estar de acordo com o que estipula a PNRS (Lei Federal 12.305/2010) em seu Art. 21. Portanto, sempre confira as normas e leis ambientais vigentes a sua elaboração.

 

Conte com o Realizzare para aprender mais sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos!

Aprendeu como fazer um PGRS? Para se aprofundar ainda mais no tema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, conheça nosso curso completo e gratuito sobre o assunto.

Nele você vai aprender, se capacitar e se qualificar sobre os Princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de conhecer sobre os geradores desses resíduos, a classificação completa e detalhada e entender como funciona o Plano de Gerenciamento de Resíduos por meio de videoaulas. Também terá acesso a um Guia de Como Elaborar um PGRS.

O curso foi desenvolvido por Amanda Lorena – bióloga e mestranda na UFMG – e por Felipe Prenholato – engenheiro ambiental e consultor ambiental desde 2014.

Clique aqui e faça agora a sua matrícula de forma gratuita. Não perca mais tempo e ganhe sua posição e lugar no mercado de trabalho!

Com a conclusão do curso, você poderá solicitar o certificado que é válido em todo o território nacional mediante ao pagamento de uma taxa. Você poderá usar o documento para comprovar a sua qualificação profissional, cumprir atividades extracurriculares na faculdade, enriquecer seu currículo e até mesmo garantir provas de títulos em concursos públicos e processos seletivos.

Essa é a sua hora de se destacar! Faça aqui a sua matrícula.

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada…

Ler mais »

estudante de cursos rápidos grátis

10 opções de cursos rápidos e gratuitos para você fazer!

Se você é estudante, profissional atuante no mercado ou se está em busca de novos aprendizados, este é o momento ideal para você se atualizar, profissionalizar e se qualificar com nossos cursos rápidos e gratuitos.  Aproveite aquele tempinho livre que…

Ler mais »

universitários procurando cursos gratuitos com certificado para horas complementares

55 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares

Precisando de cursos gratuitos com certificado para horas complementares?! Então, você chegou ao lugar certo! Se você é aluno de Graduação sabe que uma de suas “obrigações contratuais” com a faculdade é realizar um determinado número de horas complementares (ACCs)…

Ler mais »

Rolar para cima