segurança em instalações elétricas

6 dicas para aumentar a segurança em instalações elétricas

Falar sobre eletricidade significa estar sempre atento às questões de segurança. Afinal, uma instalação elétrica que apresenta qualquer tipo de problema oferece muitos riscos e perigos para quem estiver por perto, seja em uma residência, em uma instalação predial ou numa indústria.

Os cuidados preventivos em relação às instalações elétricas e dos inúmeros equipamentos elétricos e eletrônicos que funcionam ao nosso redor devem ser permanentes.

Para garantir que tudo corra bem, inclusive nos casos de serviços de manutenção corretiva, é fundamental contar com o trabalho de um eletricista predial, profissional que também está preparado para oferecer todas as orientações necessárias para que novos problemas sejam evitados futuramente.

Por isso, elaboramos este conteúdo especial, aqui você vai conhecer as principais dicas para assegurar uma maior segurança em instalações elétricas.

Mas vamos além, e também te mostramos como é possível dar os primeiros passos como eletricista predial, estando capacitado para atuar em linha com todos os dispositivos da NR-10, a norma oficial brasileira que regula as atividades relativas à segurança em instalações e serviços em eletricidade.

Tá preparado?! Então, vem com a gente!

 

Cuidados para aumentar a segurança em instalações elétricas

Infelizmente, muitos acidentes ocorrem devido a problemas nas instalações elétricas ou mesmo pela má utilização de equipamentos domésticos.

Confira os principais cuidados para garantir a sua segurança e da sua família, além de manter o seu imóvel protegido:

 

1. Calendário de manutenção preventiva

É interessante programar uma inspeção geral da instalação elétrica a cada dois anos.

Isso é importante pois os elementos do sistema – como fios, tomadas, interruptores, disjuntores e o próprio aterramento – podem apresentar algum tipo de deterioração ao longo do tempo, o que aumenta o risco de acontecer um acidente.

 

2. Reparos só com a energia desligada

Qualquer serviço nas instalações elétricas, mesmo que seja uma simples troca de lâmpada, somente deve acontecer após o disjuntor geral de energia estiver desligado, eliminando o risco de a pessoa sofrer qualquer tipo de acidente.

mulher desligando os disjuntores

3. Não ligar vários aparelhos em uma mesma tomada

Utilize extensões e benjamins de maneira equilibrada: no máximo dois equipamentos em cada um dos dispositivos.

Vários aparelhos ligados ao mesmo tempo em uma mesma tomada podem provocar sobrecarga na instalação, causando até mesmo um incêndio no local.

No caso de equipamentos que necessitam de alta potência para funcionar – como microondas, ar condicionado e geladeira -, a ordem é: cada um sozinho na sua tomada.

 

4. Eletricidade e água: combinação explosiva

Secadores de cabelo, chapinhas, aparelhos de barbear e qualquer outro equipamento elétrico não devem ser utilizados em ambientes úmidos, como a área molhada do banheiro.

O contato da água com a corrente elétrica fará com que o usuário seja eletrocutado e, dependendo da carga a que o corpo for submetido, a pessoa pode vir a óbito.

 

5. Tomadas protegidas

Utilize protetores de tomada naquelas que não estiverem em uso, evitando que crianças ou animais coloquem o dedo ou a língua e sofram um acidente.

 

6. Atenção a fios desencapados

Todos os fios de uma instalação elétrica devem estar isolados e totalmente fora do alcance. Fios expostos e desencapados representam um grande risco de choque elétrico.

 

O que faz e onde trabalha um eletricista predial?

Profissionais da área de eletricidade podem atuar em três segmentos distintos, entre os quais o predial (os demais são o residencial e o industrial).

O principal mercado para o eletricista predial é o de manutenção preventiva e corretiva, atuando diretamente na instalação elétrica das edificações em que funcionam órgãos públicos, hospitais, comércio, indústrias e até mesmo residências.

Também existe a possibilidade de trabalho em:

  • concessionárias de energia elétrica;
  • empresas de projetos especializadas em segurança em instalações elétricas;
  • empreiteiras que executam trabalho de construção de edificações; e
  • prestadoras de serviço voltadas ao segmento de eletricidade com segurança.

Por outro lado, nada impede que você possa trabalhar como profissional autônomo, tendo a sua própria carteira de clientes, tanto residenciais quanto empresariais.

 

Conheça a NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

A Norma Regulamentadora 10 (NR-10) regula as condições de segurança que devem ser oferecidas aos profissionais da área elétrica no desempenho de suas atividades, garantindo a sua proteção contra acidentes.

Vale ressaltar que são regras que devem ser seguidas por todas as empresas e eletricistas, mesmo aqueles que atuam de forma autônoma em instalações residenciais.

O documento estabelece todos os regulamentos que devem ser obrigatoriamente cumpridos pelas empresas que atuam no segmento de eletricidade, incluindo:

  • normas de controle do trabalho;
  • dispositivos de proteção individual e coletiva;
  • especificações de equipamentos de segurança;
  • regras para o correto isolamento elétrico;
  • definição de calendário específico de treinamento voltado à segurança e prevenção, que deve ser realizado a cada dois anos;
  • entre outros.

Entenda mais sobre o que é a NR10:

O que a NR-10 determina?

Entre as principais disposições da NR-10, merecem destaque:

 

1. Medidas de Controle

São as ações que têm por objetivo efetuar o controle do trabalho e a prevenção de acidentes relacionados ao risco elétrico. Tais medidas envolvem as seguintes atividades:

  • Desenergização – práticas para eliminar sinais de eletricidade em instalações ou equipamentos.
  • Aterramento – estabelece os procedimentos para que a energia elétrica seja descarregada diretamente no solo.
  • Funcional – normas para a utilização de condutores elétricos.
  • Proteção – regras para o aterramento de massas e elementos condutores que sejam estranhos à instalação elétrica.

 

2. Dispositivos de proteção operados por corrente

Trata dos equipamentos que têm a função de proteger ambientes e trabalhadores contra eventual descontrole verificado nas instalações elétricas.

 

3. Barreiras e invólucros

Determina o funcionamento de barreiras que impeçam o contato acidental de pessoas e animais com dispositivos energizados de uma instalação elétrica.

 

4. Bloqueios e impedimentos

Ações de segurança para impedir o religamento de instalações ou equipamentos por pessoas não autorizadas, bloqueando terminais de acesso e interruptores.

 

5. Obstáculos e anteparos

Estabelece a existência de dispositivos de segurança que eliminem qualquer possibilidade de o profissional tocar acidentalmente as partes energizadas de uma instalação ou equipamento elétrico.

 

Dê os primeiros passos como eletricista predial com o Realizzare Cursos

O Realizzare Cursos oferece os cursos Eletricista Predial e NR-10 Básico para quem deseja dar os primeiros passos em uma nova profissão, que possui um bom mercado de trabalho e oferece diversas possibilidades.

No Curso Online Gratuito Eletricista Predial, o aluno desenvolve seu conhecimento a respeito de todos os principais conceitos e práticas envolvendo a atividade de eletricista.

Da mesma forma, o Curso Online NR-10 Básico apresenta a norma regulamentadora e aprofunda o entendimento sobre os dispositivos legais mais importantes, criados com o objetivo de zelar pela segurança do profissional durante suas atividades.

O Realizzare Cursos é uma plataforma de cursos online, dirigida às pessoas que sabem que estar sempre em contato com os estudos é o melhor caminho para atingir o sucesso profissional.

São dezenas de cursos livres, a maioria gratuitos, com temas relacionados a diversas áreas do conhecimento.

Após concluir o curso e ser aprovado no teste final de avaliação, o estudante pode ter o seu certificado digital de conclusão, comprovando que desenvolveu uma nova competência e anexando ao seu currículo.

Para isso, basta efetuar o pagamento de uma pequena taxa de emissão, destinada à manutenção dos cursos e da plataforma.

Venha conhecer os cursos do Realizzare, para poder se lançar em um mundo de oportunidades!

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada…

Ler mais »

estudante de cursos rápidos grátis

10 opções de cursos rápidos e gratuitos para você fazer!

Se você é estudante, profissional atuante no mercado ou se está em busca de novos aprendizados, este é o momento ideal para você se atualizar, profissionalizar e se qualificar com nossos cursos rápidos e gratuitos.  Aproveite aquele tempinho livre que…

Ler mais »

universitários procurando cursos gratuitos com certificado para horas complementares

55 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares

Precisando de cursos gratuitos com certificado para horas complementares?! Então, você chegou ao lugar certo! Se você é aluno de Graduação sabe que uma de suas “obrigações contratuais” com a faculdade é realizar um determinado número de horas complementares (ACCs)…

Ler mais »

Rolar para cima