UNIVERSITÁRIA FAZENDO TCC

Como fazer um TCC: Conheça os 6 passos essenciais!

Se você está chegando ao final da graduação, é muito provável que esteja próximo de realizar o temido TCC, o Trabalho de Conclusão de Curso. 

Esse é um trabalho obrigatório em muitos cursos de graduação e um pré-requisito para a conquista do diploma, porém grande parte dos estudantes enfrentam dificuldades ao longo desse processo.⁣

Temos certeza que em algum momento durante o curso, você já deve ter se perguntado: Como fazer um TCC? Como escolher um tema? Como fazer a pesquisa? Como formatar o trabalho? O que escrever? 

Realizar o TCC pode parecer uma tarefa árdua e desafiadora, mas com dedicação, organização e uma boa orientação, é possível fazer um trabalho de qualidade e alcançar um excelente resultado.⁣

Neste artigo, vamos apresentar os 6 passos essenciais para você realizar o seu TCC com confiança e eficiência. 

Além disso, também vamos fornecer informações importantes e dicas práticas para ajudá-lo a superar os desafios que surgem ao longo do caminho.⁣

Então, se você está se preparando para enfrentar o TCC, não se preocupe! Continue lendo e descubra como fazer um trabalho de qualidade e alcançar o sucesso nessa etapa crucial da sua graduação.⁣

 

O que é o TCC e para que serve?⁣

O TCC, ou Trabalho de Conclusão de Curso, é uma etapa presente em muitos cursos de graduação e pós-graduação, que tem como objetivo avaliar a capacidade do estudante de aplicar todo o conhecimento adquirido ao longo do curso em um trabalho final de pesquisa e análise.⁣

Além disso, o TCC é uma oportunidade para que você possa aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em uma pesquisa prática e real, e pode ser um importante diferencial na sua carreira profissional, pois demonstra sua capacidade de pesquisa, análise e resolução de problemas.⁣

É um trabalho facultativo que varia de acordo com cada instituição de ensino, de acordo com a Resolução do Ministério da Educação – CNE/CES nº 01, de 6 de abril de 2018 e pode ter diferentes formatos.

Leia também: Como conseguir o primeiro emprego? 6 dicas para se destacar

 

Tipos comuns de trabalhos de conclusão de curso 

 

1. Monografia

É um trabalho escrito que apresenta uma análise detalhada sobre um tema específico, com base em pesquisas bibliográficas ou de campo e geralmente exige um trabalho individual do estudante. 

 

2. Projeto Experimental

É um trabalho que propõe a realização de um experimento ou projeto prático na área de atuação do curso, sendo comum em cursos como arquitetura, design, entre outros. 

 

3. Artigo Científico

É um trabalho que contém pesquisa científica original e inédita sobre um tema específico e que normalmente é publicado em revistas científicas e apresentado em eventos acadêmicos.

Além desses, existem outros tipos de TCC, e por isso o estudante precisa se informar sobre o modelo exigido pela instituição de ensino e pela área em que está cursando para garantir que o trabalho atenda às exigências.⁣

Veja os 6 passos essenciais de como fazer um TCC de sucesso!

 

1. Escolha um tema relevante e de seu interessante⁣

O primeiro passo para fazer um TCC é escolher um tema que você tenha maior afinidade com o conteúdo e se identifique na pesquisa. 

O tema deve estar relacionado às suas áreas de interesse e de atuação, pois isso tornará o processo de pesquisa e escrita mais motivador. 

Para escolher um tema, você pode fazer uma lista de possíveis opções e verificar se há bibliografia disponível sobre esses assuntos. 

Ou também, separar as disciplinas que você mais se identificou durante o curso e buscar tópicos relacionados que possam se tornar temas do seu trabalho.

Também é importante conversar com professores e orientadores para obter sugestões.

Neste vídeo você confere mais dicas de como escolher o tema para fazer um TCC:

2. Faça uma revisão bibliográfica⁣

Após escolher o tema, é importante fazer uma revisão bibliográfica para conhecer os trabalhos já publicados sobre o assunto, sendo necessário buscar por artigos, livros, dissertações e teses relacionados ao tema selecionado. 

Fazer uma revisão bibliográfica antes é fundamental para entender mais sobre o que é abordado na sua área e quais os pontos mais relevantes para uma pesquisa, o que facilita a definição de outros tópicos do TCC, como o problema de pesquisa e a metodologia que será utilizada.

Além disso, a leitura de trabalhos acadêmicos também pode ajudar a entender melhor a estrutura da sua pesquisa e a trazer ideias relevantes para sua área de atuação, pois ao final da conclusão, apresentam sugestões de projetos futuros.

 

3. Defina o problema de pesquisa e os objetivos⁣

Com base na revisão bibliográfica, o próximo passo de como fazer um TCC é definir o problema de pesquisa e os objetivos do trabalho de acordo com os resultados que deseja alcançar. 

O problema da pesquisa é a questão que o estudante pretende responder ao longo do trabalho. Já os objetivos são as metas a serem alcançadas ao final do TCC.⁣

É importante que o problema seja claro, específico e relevante para a sua área. E os objetivos devem ser coerentes com o problema de pesquisa, além de mensuráveis e alcançáveis.⁣

 

4. Elabore o projeto de pesquisa⁣

Após definir o problema e os objetivos, o próximo passo é elaborar o projeto de pesquisa, um documento que descreve a metodologia que será utilizada para responder o problema definido.

Deve constar informações como justificativa do estudo, referencial teórico, hipóteses, metodologia e cronograma. 

É fundamental que o projeto seja bem elaborado e estruturado, pois ele será o guia para a realização da pesquisa e irá nortear todas as etapas do trabalho.⁣

Além disso, é essencial para conseguir a aprovação do orientador e da banca avaliadora do TCC. 

 

5. Aplicação da pesquisa

Após a elaboração do projeto, é hora de partir para a aplicação em si. A aplicação da pesquisa pode ser feita de diversas maneiras, seja através de pesquisa teórica, pesquisa de campo, experimentos, entre outros métodos.

Nessa etapa, é preciso realizar uma investigação para coletar dados, analisar os resultados e chegar às conclusões que irão responder ao problema inicialmente proposto.

É uma etapa crucial para a validação dos resultados e precisa estar alinhada com os objetivos e a natureza do problema definido, além de garantir a qualidade para obtenção de resultados confiáveis e relevantes para o trabalho.

 

6. Faça a escrita do TCC⁣

Com o projeto de pesquisa aprovado, o último passo é iniciar a escrita do TCC. A escrita deve seguir a estrutura definida no projeto, que inclui a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.⁣

Na introdução, o estudante deve apresentar o problema de pesquisa, os objetivos e a justificativa. 

No desenvolvimento, é importante fazer a revisão bibliográfica, definição da metodologia utilizada e apresentação dos resultados encontrados na pesquisa.

E na conclusão, o estudante deve apresentar as considerações finais e as sugestões para trabalhos futuros.

É importante seguir as normas da ABNT para a formatação, incluindo a capa, a folha de rosto, a dedicatória, o resumo e outros elementos pré-textuais e pós-textuais obrigatórios para esse tipo de trabalho.

Ah! Inclusive, temos um e-book completo e gratuito que irá guiá-lo passo a passo para seguir as regras da ABNT com precisão. Basta clicar na imagem abaixo para acessar!

guia completo normas abnt

 

Não deixe o TCC ser um obstáculo na sua trajetória acadêmica

Gostou das dicas de como fazer um TCC? A elaboração de um trabalho de conclusão de curso pode ser uma tarefa desafiadora e estressante para muitos estudantes, mas é importante lembrar que ele é apenas uma parte do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento acadêmico.⁣

Para evitar que o TCC se torne um obstáculo, é fundamental se planejar desde o início do curso e dedicar tempo e esforço para escolher um tema relevante e interessante, bem como para realizar uma pesquisa cuidadosa e sistemática. 

É importante também buscar orientação e suporte dos professores e supervisores, para garantir que o trabalho esteja de acordo com as normas e expectativas acadêmicas.⁣

Além disso, é fundamental manter uma perspectiva equilibrada e aproveitar o processo de pesquisa e escrita para aprimorar suas habilidades de pensamento crítico, comunicação e organização.

 

Saiba que o aprendizado continuará muito além da conclusão do trabalho

Esperamos que tenha gostado do conteúdo sobre como fazer um TCC e que tenha encontrado aqui as informações e orientações necessárias para começar essa etapa importante da sua trajetória acadêmica com mais confiança e tranquilidade. 

Conte com o Realizzare para auxiliar você na sua graduação!

Não deixe de conferir também nosso artigo com os 35 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares.

Compartilhar

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te interessar

entrevista de emprego

Habilidades no currículo: conheça as 6 mais buscadas!

Você já se perguntou quais habilidades no currículo são mais procuradas pelos empregadores ao procurar novos funcionários? Ter um currículo com soft skills e hard skills relevantes é uma das chaves para se destacar em um mercado de trabalho cada…

Ler mais »

estudante de cursos rápidos grátis

10 opções de cursos rápidos e gratuitos para você fazer!

Se você é estudante, profissional atuante no mercado ou se está em busca de novos aprendizados, este é o momento ideal para você se atualizar, profissionalizar e se qualificar com nossos cursos rápidos e gratuitos.  Aproveite aquele tempinho livre que…

Ler mais »

universitários procurando cursos gratuitos com certificado para horas complementares

55 melhores cursos gratuitos com certificado para horas complementares

Precisando de cursos gratuitos com certificado para horas complementares?! Então, você chegou ao lugar certo! Se você é aluno de Graduação sabe que uma de suas “obrigações contratuais” com a faculdade é realizar um determinado número de horas complementares (ACCs)…

Ler mais »

Rolar para cima